VW Golf pode ter versão 100% elétrica baseada na plataforma MEB
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22/12/2022
A Volkswagen pode lançar uma nova versão totalmente elétrica Golf e da Tiguan, ambos baseados em uma versão atualizada da plataforma elétrica MEB adotada pela família ID.
A decisão pode ter sido influenciada pelos atrasos no desenvolvimento da plataforma Trinity, que foi postergada de 2026 para 2030, sendo assim o Golf será construído na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, que era antes planejada para modelos baseados na Trinity.
O novo possível Golf 100% elétrico poderá ser comercializado antes de 2026, sendo fabricado sobre a plataforma MEB.
A plataforma MEB já foi mencionada por Thomas Ulbrich, membro do conselho da marca sobre a mobilidade elétrica, em 2018.
De acordo com Thomas, a Volkswagen vai tornar os veículos elétricos populares e entusiasmar o máximo possível de pessoas pelos carros elétricos. A MEB é um dos projetos mais importantes da história da montadora, um marco tecnológico similar ao que foi a transição do Fusca para o Golf.
Além disso, dado a realidade do mercado atual e dos feitos da Volkswagen, pode-se confirmar que essa plataforma é realmente uma possibilidade para diversos modelos da empresa alemã, como por exemplo o Tiguan, o Jetta ou mesmo o Golf, como já mencionamos.
O fato mais importante sobre isso é de que o Hatch, Golf, já foi eletrificado no mercado, inclusive aqui no Brasil, o carro se chamava Golf GTE.
O Hatchback médio foi testado e aprovado, sendo que ele possui uma motorização composta por dois motores, um 1.4 TSI de 150 cv e 25,9 kgf.m e um elétrico de 102 cv e 33,6 kgf.m, no total o carro oferecia 204 cv e 35,7 kgf.m de torque, com um consumo médio incrível de 25 km por litro.
O nascimento da plataforma MEB
O início do desenvolvimento da MEB remonta a 2015 e serviu-se dos importantes ensinamentos retirados do desenvolvimento (e uso) da conhecida plataforma MQB,que serve de base a modelos como o Polo, o Golf, o Tiguan e o Passat, ou seja: através de uma plataforma modular flexível única, ser possível aumentar as sinergias entre modelos, reduzir tempos de produção e maximizar os recursos alocados a cada unidade.
Com base neste caderno de encargos, a Volkswagen avançou para a criação de uma plataforma que lhe permitisse organizar a produção de modelos 100% elétricos de forma mais eficiente. Uma demonstração de confiança da gigante alemã no futuro do mercado automóvel 100% eletrificado.
Os desafios da MEB
Para começar, a Volkswagen teve de responder a uma pergunta: como desenvolver uma plataforma para carros 100% elétricos capaz de assumir as mais diferentes formas e, simultaneamente, integrar o maior número possível de aplicativos e interfaces? Por outras palavras, que seja à prova de futuro.
Foi precisamente com os olhos postos no futuro que a MEB foi, desde início, preparada para integrar (sem ser preciso adaptações retroativas) sistemas relacionados com a digitalização, conectividade e até condução autónoma. Tudo isto na tentativa de antecipar grande parte das tendências previstas para a indústria automóvel.
Outro dos desafios enfrentados durante o desenvolvimento da MEB foi assegurar que esta plataforma não só ofereça bons níveis de eficiência (ainda para mais tratando-se de uma plataforma para elétricos), mas também consiga fazê-lo mantendo os custos de produção controlados, permitindo assim preços de venda mais baixos e uma mais rápida democratização do automóvel elétrico.
As vantagens de uma plataforma dedicada aos elétricos
Mas vamos por partes. Afinal de contas, quais são as reais vantagens de uma plataforma pensada exclusivamente para modelos elétricos como a MEB?
Para começar, a criação de uma plataforma pensada exclusivamente para modelos elétricos permite “arrumar” os componentes mecânicos de forma mais eficiente, aproveitando melhor o espaço habitável libertado pelo motor de combustão. O espaço outrora reservado ao motor de combustão, serve agora para aumentar o espaço a bordo.
Para além destas mais valias, o sistema de baterias usado pela MEB é escalável, ou seja, é possível equipar a MEB com baterias de diferentes capacidades consoante as necessidades do modelo em causa.
Ao mesmo tempo, a enorme modularidade da MEB permite a criação de modelos diferenciados sem aumentar excessivamente os custos. Quanto mais ampla for a oferta, maior a probabilidade da Volkswagen ir de encontro às necessidades específicas de cada cliente.
Graças à MEB, o Grupo Volkswagen é, para já, o único construtor automóvel a desenvolver plataformas 100% elétricas para os segmentos mais vendidos na Europa: o segmento dos pequenos familiares e utilitários, ainda que a plataforma MEB possa dar “corpo” a modelos de segmentos superiores.
A MEB é, sobretudo, uma aposta muito comprometida com o futuro do automóvel e com a sustentabilidade ambiental. É o derradeiro passo de uma marca que acredita 100% na eletrificação do automóvel. Na Volkswagen, o amanhã é elétrico.
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