Volkswagen Polo bate 1 milhão de unidades no Brasil e celebra história de sucesso

Notícias
17/04/2025
A indústria automotiva brasileira tem muitos ícones, mas poucos conseguem carregar o peso da palavra “sucesso” como o Volkswagen Polo.
Em 2025, o hatch da Volkswagen atingiu a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil, consolidando-se como o carro de passeio mais vendido do país e um verdadeiro fenômeno de popularidade nacional e continental.
Produção nacional com DNA global
O Polo é produzido atualmente na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP), uma das unidades mais modernas da marca no Brasil, e que também se prepara para receber a fabricação do SUVW Tera.
E não para por aí, a versão de entrada do modelo, o Polo Track, será também fabricada na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, expandindo a capacidade de produção para atender à alta demanda.
O carro de passeio mais vendido do Brasil
Desde 2023, o Volkswagen Polo ocupa com folga o posto de carro de passeio mais vendido no Brasil.
Em 2025, o modelo já alcançou 20.061 unidades vendidas somente entre janeiro e março, comprovando que sua popularidade não é apenas estável, é crescente.
Mas o sucesso vai além das fronteiras brasileiras. Em 2024, o Polo foi também o veículo mais vendido da América do Sul, com 161.503 unidades comercializadas na região, sendo impressionantes 140.155 só no Brasil.
O líder também na exportação
A força do Polo no mercado internacional também é notável. O modelo representa 44% de todas as exportações da Volkswagen do Brasil em 2025, com 8.595 unidades exportadas apenas entre janeiro e fevereiro.
É um reflexo direto da qualidade e da confiabilidade do Polo, atributos reconhecidos globalmente.
A trajetória do Polo no Brasil
2002 – O início de uma nova era
A estreia do Volkswagen Polo no Brasil aconteceu em 2002. Para isso, a fábrica Anchieta passou por uma grande modernização, tornando-se uma das mais tecnológicas do mundo na época.
Com 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada, a unidade foi preparada para atender aos rigorosos padrões globais.
2009 – Inovação e sustentabilidade
Neste ano, o Polo voltou a inovar com o lançamento do Polo E-Flex, o primeiro carro flex do Brasil sem reservatório de gasolina para partida a frio.
Um avanço técnico que, além de mais praticidade, também contribuía para a redução das emissões de poluentes.
Nesse mesmo ano, chegava o Polo BlueMotion, voltado à economia e ao meio ambiente. Com mudanças no câmbio, aerodinâmica e reprogramação do motor, o modelo entregava até 15% menos consumo de combustível e emissão de CO2.
2017 – O Polo do futuro
Cinco anos depois, uma nova geração chegou para reafirmar a importância do modelo. O Polo passou a ser construído sobre a plataforma MQB-A0, até então inédita no Brasil, que trouxe mais segurança, rigidez e um interior completamente digital, com destaque para o Active Info Display.
Lançado de forma quase simultânea à sua versão na Alemanha, o modelo brasileiro tinha um visual exclusivo, mas com o mesmo padrão global de qualidade.
2022 – A nova cara da família
A reestilização de 2022 trouxe linhas mais modernas e uma frente redesenhada, alinhando-se ao novo design global da Volkswagen. Faróis de LED passaram a ser item de série, até mesmo nas versões mais acessíveis, elevando o padrão do segmento.
Foi também em 2022 que o Polo Track surgiu como sucessor natural do lendário Gol, oferecendo uma proposta mais robusta e moderna para o consumidor brasileiro.
2023 – A chegada da versão GTS
Para os apaixonados por performance, a Volkswagen lançou o Polo GTS, topo de linha do hatch, com motor 250 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
Equipado com tecnologias de ponta como faróis IQ.Light de LED Matrix, o GTS trouxe esportividade e sofisticação sem perder a essência do Polo.
50 anos de Polo no mundo
Em 2025, o mundo celebra os 50 anos de história do Volkswagen Polo. Desde 1975, foram mais de 20 milhões de unidades vendidas em seis gerações, sempre mantendo o compromisso com qualidade, segurança, conforto e design atemporal.
O Polo é um formador de opinião no segmento dos compactos, ditando tendências e antecipando tecnologias.
Palavras de quem faz parte da história
Para Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, “o Polo é um fenômeno de vendas e o queridinho dos brasileiros.” Segundo ele, o marco de 1 milhão de unidades representa “a força da produção nacional com a mais alta tecnologia e inovação”.
Miguel Sanches, vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e da Região SAM, também destaca o papel do time VW: “O Polo representa o trabalho conjunto de todos nós, desde sua implementação na fábrica Anchieta até a consolidação em Taubaté.”
Uma marca que conquistou corações
Mais do que números, o Volkswagen Polo conquistou o coração dos brasileiros. Seja pela confiabilidade, pelo desempenho ou pela economia, o Polo tornou-se sinônimo de inteligência na hora de escolher um carro, e agora, com 1 milhão de unidades produzidas, essa confiança está mais do que justificada.