Volkswagen na liderança elétrica: montadora alemã planeja superar Tesla até 2025
Noticias
21/07/2022
O CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, disse em reunião de trabalho que vê o conglomerado alemão progredindo em vendas de carros elétricos, à medida que a escassez de chips diminui no segundo semestre de 2022.
O executivo prevê que a VW supere a Tesla em vendas de carros elétricos, ajudada pela melhora na crise de semicondutores.
"Estamos ganhando mais do que nunca", disse Diess, acrescentando que a VW está aumentando os volumes de vendas de veículos elétricos em seus maiores mercados na Alemanha e na China, graças à redução da escassez de semicondutores.
Isso deve permitir que a montadora reduza a diferença VW-Tesla este ano e atinja sua meta de se tornar líder de mercado até 2025, além de aproveitar o momento enquanto a montadora de carros elétricos dos EUA, Tesla, tem foco em outros grandes investimentos, disse o CEO.
A Tesla é a fabricante que mais vende carros elétricos no mundo. Durante anos, os céticos concordaram que seria apenas uma questão de tempo até que isso mudasse.
Diante de tantos lançamentos de modelos elétricos das montadoras tradicionais, a empresa novata simplesmente não conseguiria segurar a liderança.
No entanto, apesar das previsões, a marca norte-americana segue bem à frente da concorrência.
O Grupo Volkswagen é, indiscutivelmente, o concorrente mais adequado para dar ao consumidor a oportunidade de comprar o seu carro elétrico.
Por se tratar de um grande grupo e ter muitas marcas sob seu guarda-chuva, já provou que pode produzir veículos elétricos atraentes e oferecer muito valor.
Qual o plano da Volkswagen?
O Grupo Volkswagen diz que vai lançar cerca de 70 modelos movidos a bateria em todo o mundo até 2030.
Recentemente, acrescentou que planeja reforçar sua estratégia de vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos em grande estilo. Isso aconteceu depois que a Volkswagen tomou ciência do plano do presidente Biden para ajudar a promover a adoção de carros elétricos.
De acordo com analistas da LMC Automotive, a VW já está a caminho de ultrapassar a participação de mercado global da Tesla até 2025, como citado acima.
No entanto, tal previsão é bastante difícil neste momento, uma vez que a Tesla inaugurou recentemente duas novas grandes fábricas, uma no Texas e uma na Alemanha. Ambas foram inauguradas no primeiro semestre de 2022.
Somado a isso, o plano de Biden não passou como anunciado originalmente. Há esperança de que a reconciliação possa ajudar a adicionar medidas importantes que fortalecerão as vendas de elétricos nos EUA, mas não há garantias.
A Tesla tem vendido um número recorde de carros, embora seus veículos não sejam mais elegíveis para o crédito fiscal de VE dos EUA. Além disso, a marca continua a aumentar os preços devido à demanda crescente.
Com 70 veículos elétricos vindos da Volkswagen até 2030, há uma boa chance de que a marca alemã eventualmente alcance a Tesla.
Primeiros veículos elétricos da Volkswagen
A Volkswagen trouxe para o Brasil duas unidades do ID.3 e duas do ID.4, que vêm sendo usadas em pesquisas com consumidores em potencial e para avaliar qual seria o posicionamento de cada um no mercado brasileiro. A expectativa é de que os dois sejam lançados no Brasil ainda em 2022.
De qualquer forma, podemos sim esperar pelo lançamento do ID.4, o SUV elétrico, que atualmente é o veículo elétrico mais vendido da Volkswagen globalmente, disponível nos principais mercados da Europa, Estados Unidos e China (em duas variações produzidas pelas joint ventures locais).
Com o passar dos anos, as fabricantes de automóveis constroem sua identidade. Isso vai além de uma coesão no design e se estende a padrões de cores e acabamento, e às sensações proporcionadas por sistemas como suspensão, freios e direção.
A sensação que os ID.3 e ID.4 passam é a de que a Volkswagen está abrindo mão de alguma parcela dessa sua identidade para criar uma nova só para sua família de carros elétricos, que também inclui o SUV cupê ID.5 e a “Kombi do futuro”, ID.Buzz.
Conheça aqui mais detalhes dos carros elétricos da Volkswagen.