Seguro de carro, cobre alagamento?

Seguro de carro, cobre alagamento?

No Brasil, é comum haver fortes pancadas de chuvas durante alguns períodos do ano. Infelizmente, esse fato implica em uma série de enchentes e alagamentos em  diversas cidades do país. 

Portanto, é importante prevenir-se de todas as formas possíveis e, contratar um seguro pode ser uma delas. Mas, tenha cuidado na hora de escolher as coberturas para que não seja surpreendido caso venha a ser prejudicado numa situação como esta. 

Por isso, trouxemos algumas informações sobre este assunto e vamos responder a algumas dúvidas comuns sobre a cobertura do seguro para enchentes e alagamentos. Confira! 

Cobertura de enchente ou alagamento

O seguro de carro possui a opção de cobertura de danos da natureza Porém, não são em todos os planos de seguro que ela é contemplada. Portanto, é sempre importante checar com o seu corretor quais são as coberturas que estão contratadas na apólice.

Para ter proteção contra enchentes, é necessário solicitar ao seu corretor a cobertura compreensiva. Esta não oferecerá proteção apenas contra enchentes ou alagamentos, mas também contra ressaca, vendaval, granizo e queda de árvores.

A cobertura compreensiva só não valerá caso sejam quebrados os termos do contrato do seguro. Portanto, caso esteja próximo de um local de risco de enchente ou alagamento, não force a passagem, a seguradora entenderá que houve colaboração com o risco. 

Ou seja, se você pegar o seu veículo e tentar ultrapassar um alagamento ou enchente, a seguradora não irá indenizar.

Mas, se você apenas deixou o seu carro na rua e durante esse tempo criou-se uma enchente, a seguradora irá cobrir. O mesmo vale se o veículo estiver estacionado em sua garagem, e a água invadir e danificar o automóvel.

Como é considerado o risco de enchente e alagamento na seguradora?

Caso tenha contratado o seguro de automóvel com a cobertura compreensiva e houver o sinistro de enchente e alagamento, a seguradora irá considerar como Perda Parcial, e como em todo o seguro, a apuração de prejuízo será feita e se o valor do conserto ultrapassar 75%, será considerado Perda Total.

Mas, caso o valor do conserto fique inferior a 75%, será considerado o valor da franquia, onde o segurado paga à oficina o valor da franquia e a seguradora paga o restante.

Seguro para roubo e furto tem cobertura para danos da natureza?

Caso tenha contratado o seguro com a cobertura para roubo e furto, e venha a sofrer prejuízos provenientes de enchente ou alagamento, a cobertura de danos da natureza não é contemplada na apólice.

Serviços de Higienização em caso de enchente

Para proprietários de veículos que moram em grandes cidades ou próximos de vias sujeitas a enchentes e alagamentos, é aconselhável incluir a cláusula de higienização na apólice de seguro auto. 

Dessa forma, caso precise realizar a higienização do veículo decorrido de alagamento, a seguradora oferece esse serviço se tiver contratado a cláusula, mesmo que não acione o seguro para reparo. 

Dicas para proceder em caso de enchentes e se o carro for alagado


  1. Fique atento às notícias sobre pontos de alagamentos, antes de sair de casa. O rádio no carro ou a televisão são grandes aliados.

  2. Nos dias com chuvas intensas, evite circular por trechos com histórico de risco de alagamento.

  3. Se conseguir identificar que a altura da água ultrapassou o centro da roda, não tente atravessar o alagamento. Quando não for possível ver a profundidade, o risco do carro cair em um buraco, parar ou até mesmo ficar submerso é grande.

  4. Ao dirigir em trechos alagados, mantenha a marcha reduzida, a velocidade baixa, com rotação constante em torno de 2.500 RPM. Isso melhora a aderência e a dirigibilidade do veículo.

  5. Se o carro apresentar aumento de esforço ao esterçar, anomalias das luzes de injeção eletrônica, bateria e ABS, além de variação na luminosidade do painel, mantenha a calma, redobre a atenção e desligue os equipamentos que não forem essenciais. Se alguma destas situações persistir, encaminhe o veículo para uma revisão. 

  6. Ao apresentar sinais de alagamento, não dê a partida e procure removê-lo até uma oficina. Isso reduz o risco de danificar o motor.

  7. Em veículos que sofreram danos por alagamento é necessário fazer uma revisão completa, ou seja, a verificação de todos componentes eletrônicos e mecânicos. O veículo pode não apresentar defeito no momento do alagamento, mas o contato da água com componentes eletroeletrônicos pode gerar posterior anomalia, com a oxidação das peças.


Gostou de entender tudo sobre a cobertura de danos da natureza do seguro de carro? Se você passou por alguma situação como esta, não esqueça de checar se está tudo bem com o seu carro. 

Entre em contato com a assistência técnica da Carbel VW e agende uma verificação dos itens no seu Volkswagen. 

Voltar