Volkswagen do Brasil inicia importação pelo Porto de Vitória (ES)

Volkswagen do Brasil inicia importação pelo Porto de Vitória (ES)

Quando falamos em inovação logística, estratégia de distribuição e presença de mercado, um nome inevitavelmente se destaca: Volkswagen do Brasil. 

Em abril de 2025, a montadora alemã, que já é sinônimo de tradição e qualidade, deu mais um passo importante ao iniciar suas operações de importação pelo Porto de Vitória, no Espírito Santo.

Essa nova frente logística reforça o compromisso da marca em agilizar o transporte de veículos, atender melhor os consumidores em diferentes regiões do país e, claro, consolidar ainda mais sua liderança no setor automotivo brasileiro.

A primeira chegada: SUVW Taos direto da Argentina

A estreia da operação capixaba se deu com estilo: 32 unidades do SUVW Taos, vindas diretamente da fábrica da Volkswagen em General Pacheco, na Argentina, desembarcaram em solo capixaba.

Esse momento marca não apenas uma nova rota logística, mas também um reposicionamento estratégico da Volkswagen no Brasil, com foco em eficiência, descentralização e ganho competitivo.

Segundo Fábio Freccia, diretor de Logística da Volkswagen na Região SAM (América do Sul), essa movimentação representa mais do que uma escolha portuária: é uma aposta na agilidade e qualidade de atendimento ao consumidor. 

"Vitória será a porta de entrada de modelos importantes, incluindo volumes do Novo Jetta GLI, produzido no México", comentou Freccia, destacando o papel fundamental que o porto capixaba terá na nova ofensiva da marca, que prevê o lançamento de 16 novos veículos até 2028.

Vitória: o novo hub logístico da Volkswagen

Localizado estrategicamente, o Porto de Vitória entra para o mapa logístico da montadora como um centro de apoio essencial à sua operação nacional. 

Mais que um ponto de desembarque, o porto permitirá reduzir a necessidade de longos trajetos terrestres para estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia, otimizando custos, tempo e impacto ambiental.

Esse movimento reflete uma tendência: descentralizar as importações para atender melhor o mercado regional e manter a Volkswagen à frente da concorrência em logística e sustentabilidade.

Segundo Ricardo Trindade, supervisor de Logística da Volkswagen do Brasil, “o início das importações pelo Porto de Vitória representa um avanço importante, consolidando um modelo mais eficiente e sustentável de operação costeira”.

Espírito Santo: infraestrutura e mão de obra que impulsionam resultados

Por trás dessa escolha estratégica está a força da infraestrutura capixaba. Com portos organizados, regras claras, segurança jurídica e um ambiente de negócios atraente, o Espírito Santo mostrou-se o parceiro ideal para essa nova etapa da Volkswagen.

O vice-governador Ricardo Ferraço comemorou: “A vinda de uma gigante como a Volkswagen para operar aqui é fruto da vocação do estado e da qualidade da nossa estrutura portuária. Temos eficiência, mão de obra qualificada e uma estrutura logística capaz de atender ao Brasil inteiro”.

Crescimento nas importações em 2024

A decisão de expandir os portos operacionais se alinha aos resultados recentes da empresa. Em 2024, a Volkswagen do Brasil importou 33.597 veículos, um crescimento de 22% em comparação com 2023.

Desses, impressionantes 86% vieram da Argentina, com destaque para o SUVW Taos (21.594 unidades) e a picape Amarok (7.386). Os outros 14% vieram do México, com o sedã Jetta GLI (2.633) e o SUVW Tiguan Allpace (1.984).

Esses dados confirmam o fortalecimento da estratégia da Volkswagen de manter um portfólio robusto e variado, mesclando produção nacional com importações cuidadosamente planejadas.

Uma marca em movimento: outros portos e operações da Volkswagen

Além de Vitória, a Volkswagen do Brasil opera em diversos outros portos estratégicos, cada um com uma função clara:

  • Porto de Santos (SP): principal via de exportação;

  • Porto de Paranaguá (PR): com foco em exportação e importação. Em 2024, movimentou 46.126 veículos, representando 43,79% das operações automotivas do porto;

  • Porto de Suape (PE): voltado para importações no Nordeste.

Essa rede portuária reforça a presença nacional da Volkswagen e sua capacidade de abastecer o Brasil de norte a sul com veículos modernos, tecnológicos e desejados.

O que vem por aí: Novo Jetta GLI e muito mais

A operação em Vitória não se limita ao Taos. Em breve, o Novo Jetta GLI, produzido no México, também desembarca por lá, já apontado como um dos lançamentos mais esperados de 2025.

Com design esportivo, desempenho elevado e a tradicional confiabilidade da marca, o modelo simboliza a nova fase da Volkswagen: mais ousada, mais conectada e mais preparada para os desejos do público brasileiro.

Exportações em alta: liderança também fora do país

Se por um lado as importações crescem, as exportações da Volkswagen do Brasil também vão de vento em popa. Só nos dois primeiros meses de 2025, foram exportadas 19.368 unidades, alta de 117% em relação ao mesmo período de 2024.

A Argentina continua sendo o principal destino, absorvendo 59% das exportações. México e Chile completam o top 3 dos mercados mais relevantes.

Modelos como Volkswagen Polo, Saveiro, Novo T‑Cross e Nivus seguem liderando as vendas internacionais, consolidando a montadora como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro.

Em 2024, a marca exportou 90.142 veículos para 18 países diferentes, com um crescimento de 43% em relação ao ano anterior. A estratégia integrada entre produção, logística e vendas tem se mostrado um sucesso absoluto.

Uma nova era começa por Vitória

A Volkswagen do Brasil, com sua visão estratégica e foco no cliente, dá início a uma nova era com as importações pelo Porto de Vitória. 

O movimento traz benefícios logísticos, econômicos e ambientais, além de reafirmar o compromisso da marca com a inovação e com o desenvolvimento regional.

Com a força de uma rede logística inteligente, aliada a produtos de altíssimo nível e a paixão dos brasileiros pela marca, a Volkswagen segue liderando nas ruas, nos portos e no coração do consumidor.

Voltar