Robôs de última geração auxiliam no desenvolvimento de novas tecnologias autônomas no novo VW Taos.
Noticias
13/07/2021
Aos poucos os brasileiros também vão se acostumando às tecnologias autônomas que a cada ano ocupam mais espaço nos automóveis modernos.
Tecnologias essas que estão assumindo mais responsabilidades na condução automotiva, tomando decisões em segundos e ajudando na direção mais segura, em situações onde os humanos não seriam tão eficientes.
Não se trata ainda de uma substituição do motorista humano, mas uma atuação em conjunto, somando o que cada um tem de melhor, a intuição humana e a precisão da máquina.
A bola da vez é o no VW Taos, o novo SUVW que acaba de chegar às concessionárias. O VW Taos é um SUV médio premium equipado com itens de comodidade e de segurança encontrados apenas em veículos de segmentos superiores, como o ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) e o AEB (Frenagem Autônoma de Emergência).
Para que estes equipamentos atendam aos mais elevados níveis de exigência e segurança, a Volkswagen utiliza robôs de última geração durante o processo de desenvolvimento, assegurando resultados precisos e eficientes.
ROBÔS
Os robôs são capazes extrair as informações mais exatas possíveis. Assim, nossos engenheiros conseguem calibrar o radar e criar os algoritmos para cada uma das funções, explica Antonio Carnielli Jr., diretor adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-Desenvolvimento da Volkswagen.
No veículo, os robôs não têm aparência humanoide como nos filmes de ficção científica. São máquinas que atuam no volante e nos pedais do carro, controlando velocidade e trajetória para testar as novas tecnologias.
Mas, robôs nunca estão sozinhos dentro do carro, um engenheiro sempre está na posição do motorista, sem, no entanto, atuar nos pedais, no volante ou mesmo no câmbio. Ele verifica a atuação dos sistemas e pode assumir o controle do veículo em caso de algum problema.
AEB
O único robô com aparência humanoide fica fora do carro. É o dummy, boneco que simula o pedestre atravessando a via, que também possui sensores, como o GPS.
Ele faz parte dos testes do AEB, sistema de frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, que para o carro automaticamente em velocidades de até 65 Km/h, evitando a colisão, ou pelo menos diminuindo muito os ferimentos no pedestre.
ACC COM STOP&GO
Além de manter a velocidade e a distância do veículo à frente automaticamente, o controle adaptativo de cruzeiro do Taos tem uma função extra, chamada Stop&Go, um recurso de comodidade muito útil no anda-e-para dos congestionamentos.
Utilizando o radar frontal, o sistema inicia a frenagem do Taos assim que o carro à frente desacelera até parar completamente. Se, em um intervalo de até 3 segundos o veículo à frente voltar a se mover, o SUV médio premium da Volkswagen volta a acelerar automaticamente.
Se o intervalo de tempo for maior, será necessário que o motorista dê um toque no acelerador ou aperte o botão ‘Resume’ no volante multifuncional, para que o Taos volte a se movimentar.
Como podemos perceber pelo alto nível da tecnologia envolvida, o novo VW Taos é um SUV diferenciado que chega para disputar os primeiros lugares em vendas na sua categoria.
Conheça você também toda a modernidade e tecnologia do novo VW Taos. Agende o test drive e se surpreenda. Oferecemos todos os protocolos para sua segurança.
Clique aqui para agendar: https://carbel.com.br/lp/veiculo/taos
A Carbel é uma empresa do Carbel Auto Group que atua há mais de 50 anos nos setores automotivo e financeiro. Visite nossas concessionárias VW nos endereços:
• Av. Nossa Senhora do Carmo, 540 – Sion – Fone: 31 3280-9500 • Whatsapp: 31 3280-9501
• Av. Cristiano Machado, 5055 – Palmares – Fone: 31 3429-5000 • Whatsapp: 31 3429-5001
Ou acesse: www.carbel.com.br