Goodyear lança pneu feito de arroz e óleo que dura 500 mil km
Noticias
09/03/2023
A fabricante Goodyear anunciou o lançamento de um pneu com 90% de materiais sustentáveis em sua composição.
O produto já passou por testes e está pronto para ser comercializado ainda este ano. A fabricação do pneu utiliza um total de 17 ingredientes, incluindo quatro tipos de carbono produzidos a partir de matérias-primas como metano, dióxido de carbono, óleo vegetal e óleo de pirólise.
De acordo com a empresa, essa tecnologia visa reduzir emissões, promover a circularidade e o uso de carbono de base biológica, mantendo o desempenho. O pneu também promete durabilidade superior, com estimativa de rodar até 500 mil km, enquanto pneus tradicionais têm vida útil média de 60 mil km.
Pneu de óleo de soja e casca de arroz
O novo modelo de pneu da Goodyear utiliza o óleo de soja como um dos principais componentes para manter a flexibilidade do composto de borracha, o que é especialmente importante em mudanças de temperatura.
Além disso, o uso do óleo vegetal ajuda a reduzir a dependência de produtos derivados de petróleo na fabricação do pneu.
Isso é possível porque há um excedente significativo de óleo de soja disponível para uso em aplicações industriais, uma vez que a maior parte da proteína de soja é utilizada em alimentos e ração animal.
O novo modelo de pneu da Goodyear utiliza, também, a sílica, produzida a partir de resíduos de casca de arroz e poliéster de resinas biorrenováveis de pinheiro, ambas alternativas sustentáveis aos ingredientes tradicionalmente usados em pneus.
Já a sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível.
O novo pneu inclui uma sílica produzida a partir de resíduos de casca de arroz, um subproduto do processamento do cereal que geralmente é descartado e colocado em aterros sanitários.
Todos os materiais naturais são obtidos por meio de métodos de agricultura e de cultivo responsáveis. A estrutura do pneu, por sua vez, é composta por 90% de materiais reciclados.
Todos os materiais naturais são obtidos por meio de métodos de agricultura e de cultivo responsáveis. A estrutura do pneu, por sua vez, é composta por 90% materiais reciclados.
Economia também no combustível
O modelo também foi testado para ter menor resistência ao rolamento quando comparado aos tradicionais. Isso significa que o produto tem potencial para oferecer maior economia de combustível e uma menor emissão de carbono.
No ano passado, a Goodyear apresentou um pneu feito com 70% de material sustentável. Agora, a ideia é que esse novo modelo, que já está com a sua base de fornecedores sendo trabalhada, comece a ser vendido em 2023.
A empresa lembra que para trazer o produto sustentável para o mercado, há necessidade de maior empenho da base de fornecedores para identificar a escala necessária de uso dos materiais inovadores em grandes volumes.
Com esse e outros projetos, a empresa continua em busca de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030.
Atualmente, oito linhas de produtos e alguns pneus de corrida da marca incluem óleo de soja na composição.
A expectativa é que, com a adoção cada vez maior de materiais sustentáveis, a indústria automotiva possa avançar rumo a um futuro mais sustentável e responsável.
Sustentabilidade no mercado automotivo
A sustentabilidade tornou-se um tema cada vez mais presente e importante em diversos setores da economia, incluindo o mercado automotivo.
Com a crescente preocupação global em relação às mudanças climáticas e a busca por um futuro mais limpo e saudável, as montadoras de veículos têm investido em novas tecnologias e soluções para tornar seus produtos mais sustentáveis e ecologicamente corretos.
Desde a adoção de motores elétricos até o desenvolvimento de materiais e processos de produção mais eficientes e menos poluentes, as empresas automotivas estão trabalhando para minimizar os impactos ambientais de suas atividades e oferecer opções mais responsáveis aos consumidores.
Nesse contexto, uma das áreas em que a sustentabilidade vem ganhando destaque é a produção de pneus, que têm se tornado cada vez mais sustentáveis e com menor impacto ambiental, como podemos observar.