Como trocar de carro gastando pouco

Como trocar de carro gastando pouco

Quer trocar de carro, mas quer economizar? Neste post trouxemos 5 dicas valiosas para trocar de carro gastando pouco. Confira abaixo como pequenas decisões e planejamento impactam fortemente na sua próxima aquisição. 

5 dicas para trocar de carro gastando pouco

Vamos logo ao que interessa: é possível mesmo reduzir os gastos na hora de comprar um novo automóvel? Claro que sim! Mas, para isso, é necessário se organizar e ter um pouco de frieza. 

Não adianta sair correndo atrás da primeira promoção ou feirão de carro novo sem ter se planejado antes. 

  1. Calcule a hora de trocar de carro

Todo veículo tem uma média de tempo de uso antes de ser substituído. Isso varia de acordo com diversos fatores, incluindo desgaste por uso, movimentação de mercado, disponibilidade de peças e o próprio hábito de consumo de cada país.

Mas não é porque um automóvel foi trocado e revendido que ele parou de circular. Pelo contrário, continua nas ruas como um modelo usado ou seminovo a depender de suas características. 

No Brasil, a idade média dos automóveis atualmente é a maior em décadas: 10,2 anos, uma mudança considerável, visto que até pouco tempo a média era de 8 anos e, em 2007, brasileiros trocavam de carro a cada 28 meses. 

Na Europa, a idade média dos automóveis é bem parecida, e nos EUA passa dos 11 anos. 

Mas a idade não deve ser o único fator a se pesar para trocar de carro. O principal é, na verdade, o gasto com o veículo.

Se o custo com as manutenções superar 10% do valor do carro pela tabela FIPE no ano, talvez seja hora de pensar em substituí-lo.

  1. Anote suas necessidades com o automóvel

Você vai rodar com o novo automóvel apenas dentro da cidade? Quantas pessoas usarão o carro com você (cônjuge, filhos)? Precisará pegar estrada? Quais são os adicionais importantes para o seu uso (air-bag, ar-condicionado, direção elétrica, câmera de ré, etc)?

Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de trocar de carro, já que esses fatores podem gerar custos extras após a aquisição.

Além disso, o seu planejamento a longo prazo também deve ser considerado. Planeja ter filhos ou mudar de cidade? Irá trabalhar com o carro? Não deixe de pensar nessas etapas.

  1. Onde comprar o seu carro


Outro ponto importante é saber onde comprar o seu carro. 

Lojas especializadas e com vendedores com experiência podem oferecer condições especiais, promoções, feirões e até mesmo descontos específicos para você.

Comprar um carro de particular, além dos riscos na negociação, com possíveis golpes ou problemas na negociação, ainda gera uma maior dificuldade na hora de negociar o preço e pode, com isso, acabar com seus planos de trocar de carro gastando pouco. 

  1. Melhores condições de aquisição

À vista, financiamento ou consórcio? Quais as melhores opções para adquirir um novo veículo e gastar menos? 

Bem, podemos ir da mais vantajosa à menos (considerando que todas, no final, tem seus prós e contras). 

Em primeiro lugar, comprar um carro à vista é o sonho de muitos. Tirar o dinheiro da conta e já quitar de vez essa pendência. Contudo, isso não é possível para a maioria dos brasileiros. 

Por isso, ainda que as condições à vista sejam muito melhores e gerem grandes descontos na compra de carros, ficam limitadas a um pequeno nicho de pessoas.

Já o financiamento possibilita que mais pessoas comprem um automóvel mediante um acordo com uma instituição financeira para auxiliar na negociação. Por outro lado, conta com taxas e juros que, quando calculados, somam ao valor final do veículo. 

Por isso, ainda que seja a modalidade mais comum de compra de automóveis no Brasil, possuem esse ponto negativo.

Os consórcios, por outro lado, possuem menos taxas e funcionam em pagamentos mensais também. A principal diferença está na contemplação, que pode levar muito tempo.

Com isso, ainda que o valor final do automóvel fique mais próximo do preço à vista, são mais recomendados para quem não está com tanta pressa para trocar de veículo. 

  1. Dê seu carro na negociação

Outra boa dica para trocar de carro gastando menos é dar o carro na negociação. Isso, claro, independente se irá trocar por um carro 0km, seminovo ou usado. E quem acha que essa é uma possibilidade apenas para negociações particulares, uma boa notícia: não é bem assim.

Há concessionárias, como a Carbel, por exemplo, que oferece bônus em dinheiro na troca do seu usado, abatendo, assim, no valor total do veículo a ser adquirido. 

Por isso, é possível encontrar lojas especializadas aqui que aceitem veículos na troca para abater o valor de uma compra. 

Gostou das dicas, mas quer se aprofundar ainda mais no tema para tomar a decisão certa? 

Faça uma visita à Carbel VW! Nossos especialistas irão te ajudar a tomar a melhor decisão tanto em relação ao melhor veículo para troca, quanto em relação às condições de pagamento que cabem no seu bolso.

E se você já está com tudo pronto para comprar seu próximo carro, acesse nosso site e escolha já o seu VW 0km

Voltar