Como conservar a pintura do carro? 7 dicas infalíveis!
Dicas
24/12/2021
Cuidar da pintura de carro é algo fundamental para a valorização do veículo. Já parou para pensar nisso?
Um carro com manchas ou danos na pintura perde valor de mercado na hora da venda, e pode te deixar no prejuízo.
Mas, é claro, essa não é a única razão para cuidar da pintura do veículo. Até porque, você pode nem estar pensando em vender o seu carro agora, não é mesmo?
Na verdade, uma das principais razões de manter o carro bem cuidado é o seu próprio bem-estar.
Com certeza, é muito mais prazeroso dirigir um veículo bonito e brilhante, do que um que possui vários danos e manchas na lataria.
Além disso, deixar a pintura conservada vai diminuir os seus custos com funilaria e pintura, e pode ser caro pintar um carro e recuperar os danos à pintura.
Mas não se preocupe, nesse texto trouxemos 7 dicas infalíveis que vão te ajudar a conservar a pintura do carro. Vamos lá?
1 - Adquira bons hábitos para conservar a pintura do seu carro
Esta é mandamento. Você já deve ter ouvido falar — “é importante criar o hábito de cuidar bem” —, porém, é sempre válido bater nessa tecla. Isso porque há várias situações que podem danificar a pintura.
Uma boa dica para manter esse hábito é deixar um borrifador de água e um pano no carro. Assim, no momento em que você achar uma sujeirinha, pode realizar a limpeza antes que danifique a pintura.
Afinal, você não quer procurar em seus buscadores pelo termo “Quanto custa pintar um carro”, por conta de detalhes que poderiam ser resolvidos de maneira bem mais simples.
2 - Sempre lave o seu carro
Lavar o carro é uma tarefa muito importante, pois poeira e outros dejetos podem danificar seriamente a pintura do seu automóvel.
Então, sempre realize a lavagem do seu carro.
3 - Evite o sol
Os automóveis que recebem pintura eletrostática a pó tendem a sofrer com o desbotamento por conta da radiação emitida pelo sol.
Mas, independente do tipo de pintura, evite deixar o seu carro sempre exposto ao sol.
4 - Invista na compra de cera
Você sabia que o enceramento protege a pintura? Isso mesmo, ele cria uma película protetora, que ajuda a bloquear os raios UVA e UVB da radiação solar.
Existem inúmeros tipos de cera, como ceras sintéticas, ceras produzidas em laboratório, ceras naturais, ceras produzidas a partir da Carnaúba, entre outras.
Todos esses tipos de ceras ajudaram a proteger a superfície do seu carro.
5 - Mas não exagere no enceramento
Dica importante. Sabemos que a lataria do carro encerada realça o brilho e protege a pintura. Contudo, tome cuidado com exageros.
Alguns processos de enceramento são feitos a partir do polimento.
Normalmente, esses processos acontecem dentro de uma estufa de pintura a preço acessível, e envolvem uma politriz (máquina de polir), que cria um abrasamento (pequeno desgaste) do verniz da tinta.
Se esse procedimento for feito com muita frequência, camadas da tinta serão danificadas.
Portanto, não exagere!
6 - Tenha muito cuidado com as capas para veículos
As capas devem ser utilizadas em situações devidas, e não a qualquer tempo. O uso é recomendado para longos períodos de desuso do carro, por exemplo.
Caso contrário, a rotina repetida de pôr e tirar a capa tende a causar graves arranhões na pintura.
7 - Tenha cuidado ao realizar uma viagem
Quem não curte ir à praia, curtir uma cachoeira ou um friozinho na montanha?
Nessas horas, um pouco de caos é inevitável, afinal estamos longe das mecânicas de confiança, assim como do conforto de sua casa.
Por causa disso, é necessário redobrar os cuidados: a maresia é um veneno para o automóvel, ainda mais para a pintura eletrostática.
A lama também pode causar manchas, quando permanece por muito tempo no automóvel. Então, estando de volta, lave o carro!
Preserve a pintura do seu carro e tenha atenção redobrada
Essas foram as 7 dicas que te ajudarão a conservar a pintura do seu automóvel. O mais importante é que você fique atento à lataria do seu veículo, sempre tenha atenção redobrada, tanto no trânsito das grandes cidades, quanto no seu carro.