4 dicas para lavar carro de maneira mais sustentável
Dicas
22/10/2021
A economia de água é um tema que está em pauta há um bom tempo. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) já alertou para o problema da escassez de água no mundo.
No último estudo, a instituição apontou que cerca de 4 bilhões de pessoas (quase dois terços da população mundial) vivem com falta grave de água.
Lavar o carro com mangueira é um dos hábitos que mais gasta água no dia a dia: são usados cerca de 300 litros em aproximadamente meia hora de lavagem.
Assustador, não é?
O tamanho desse desperdício impressiona, mais ainda se considerarmos que a frota de veículos no Brasil é composta por 41,2 milhões de automóveis, o que equivale a um carro a cada cinco pessoas, dados estimados pela quantidade de habitantes do país com base em estudo publicado pelo IBGE.
Imagine, então, se todos tiverem o hábito de lavar carro uma vez por mês. O consumo de água atingiria quantidades insustentáveis. Imagina uma vez por semana?
Por isso, esse desperdício tem levado muitos motoristas e frentistas a repensarem como lavar carro de maneira mais sustentável.
Se você é uma pessoa que se preocupa com a sustentabilidade, e ao mesmo tempo é um amante de carro e adepto às lavagens regulares, este conteúdo vai te ajudar a continuar mantendo o seu carro limpo de maneira mais sustentável.
Confira agora 6 dicas para lavar o carro sem desperdiçar água e afetar o meio ambiente e, claro, economizar na conta de água.
1. Esqueça as mangueiras
Ao invés de deixar a água escorrer livremente da mangueira, que tal colocar uma quantidade fixa em um balde e se limitar a usar só o que está ali?
Apenas essa estratégia, que parece tão simples, já é capaz de economizar mais água do que você possa imaginar.
Como já citamos, gastam-se 300 litros de água, em média, para lavar o carro por cerca de meia hora.
Se ela for armazenada em um balde e o motorista se limitar a usar só o que está lá, a quantidade utilizada não passará de 20 litros. Ou seja: isso representa mais de 90% de redução no consumo!
E a economia não para por aí. Já imaginou, por exemplo, os reflexos dessa redução também na conta de água?
2. Aproveite a água da chuva
Outra opção com baldes ou bacias, mas sem gastar nenhuma gota de água da sua casa, é aproveitar os dias de chuva e armazenar água para lavar o carro.
Não confunda com o fato de deixar o carro de propósito na rua e deixar que a chuva faça seu trabalho sozinha. Você certamente já sabe que esse método não funciona.
A ideia é deixar alguns baldes ou bacias em um local aberto ou perto de calhas do telhado nos dias de chuva.
Assim, você conseguirá armazenar a maior quantidade de água possível. Depois disso, é só se organizar para lavar o carro logo que a chuva parar.
3. Experimente a lavagem a seco
A lavagem a seco é uma alternativa sustentável para lavar carro e muito eficaz, e utiliza pouquíssima água no processo.
A limpeza ocorre por meio de produtos biodegradáveis fabricados exatamente para essa finalidade. Há quem diga que esse tipo de limpeza promove um resultado melhor que a água e os produtos químicos tradicionais.
Há pessoas, também, que acreditam que o processo danifica a superfície do veículo ou a sua pintura.
Isso é difícil de acontecer, especialmente porque os produtos da lavagem a seco são feitos a base de cera vegetal e, portanto, possuem uma boa qualidade.
Normalmente, são utilizados dois produtos próprios para o método: a cera e o pano de microfibra. A cera de carnaúba possui Teflon e uma camada protetora de pH neutro, o que ajuda a amolecer a sujeira, facilitando a remoção.
Já o pano de microfibra serve para finalizar o processo, visto que ele possui cerdas que ajudam a recolher a sujeira da superfície do veículo. Ah, e ele não arranha a pintura do carro.
Tanto a cera, quanto o pano, são fáceis de serem encontrados em mercados e lojas especializadas de veículos. A maioria já vem em um kit com todos os produtos que você vai precisar e custa em média R$15,00.
4. Que tal usar um copo de água?
Alguns postos de lavagens de automóveis já lavam o carro com apenas um copo de água. Você já presenciou esse tipo de lavagem?
Eles diluem um produto biodegradável (uma espécie de shampoo pulverizador) na água e colocam em um borrifador para ajudar a espalhar aos poucos a mistura na lataria do veículo e usam um pano de microfibra para finalizar a limpeza.
Alguns lava a jatos costumam comercializar os produtos em kit, que também é vendido pela internet. Se não for possível encontrar em mercados comuns, as próprias lojas especializadas em veículos possuem shampoos que podem ser diluídos em água.
Dica extra: Quantas vezes você deve lavar o carro?
Você pode se perguntar isso algumas vezes, certo? A lavagem deve ser feita uma vez a cada quinze dias se você não é do tipo de motorista que pega muita rodovia e quase não anda em estrada de terra.
Até mesmo as pequenas sujeiras causam problemas, e se houver lama é preciso redobrar a atenção, porque pode provocar ferrugem se ficar por muito tempo no veículo.
Se notou que é hora de dar um trato, nunca deixe para fazer isso sob o sol. Muito menos com a lataria quente. Ambas as situações são responsáveis por criar manchas no carro, tudo o que você não quer.
Em tempos de crise hídrica e risco de escassez de água, é importante estar atento ao consumo. Principalmente considerando que lavar carro é apenas um dos usos que fazemos com a água e, por mais que a gente ame fazer isso, não se enquadra em uso de água para necessidade básica, como se hidratar e comer.
Além da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, ainda conseguimos economizar ao fim do mês, e é sempre bom economizar para poder investir em outras necessidades que você possa ter.
Esperamos ter ajudado você a conhecer novos métodos de como economizar água na lavagem do seu carro!