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VW inicia o mês de março liderando emplacamentos com o T-Cross. Conheça mais sobre o SUV da VW

31/03/2022 EM Noticias
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O mercado automotivo brasileiro registrou 158 carros e comerciais leves emplacados em 1 de março de 2022, dos quais a liderança ficou com o Volkswagen T-Cross, com 30 unidades emplacadas.

O segmento onde está o T-Cross 2022, de crossovers e SUVs, é um dos mais acirrados e de maior interesse dos consumidores no mercado brasileiro.

Praticamente todas as marcas já têm seus representantes para brigar por uma fatia das vendas do segmento. A Volkswagen já oferecia o Tiguan Allspace, mas agora tem o Volkswagen T-Cross 2022.

O T-Cross é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil. E chegou para revolucionar os padrões do segmento. 

Com muito mais dinamismo, inteligência tecnológica e com motores TSI que trazem a economia, a potência e o prazer em dirigir que só um SUV da VW poderia ter, não seria diferente.

Não é coincidência ele dominar as vendas no primeiro dia do mês, o T-Cross já foi eleito na categoria SUVs até R$130.000 do Melhor Compra da Quatro Rodas. 

Trouxemos abaixo alguns detalhes sobre o SUV mais querido pelos brasileiros. Quem sabe você não se apaixona também e adquire o seu na Carbel VW?

Detalhes do VW T-Cross


Por mais que mantenha a sobriedade dos carros alemães, o VW T-Cross apresenta boas soluções estéticas capazes de dar ao carro uma identidade visual mais marcante. A dianteira do crossover compacto é semelhante à do Jetta e do Tiguan Allspace.

Na parte frontal da carroceria, o destaque fica por conta da grade mais ampla, com moldura cromada nas versões mais caras e o logotipo da Volkswagen em destaque no centro, formando conjunto com os faróis mais afilados e espichados.

Estes, inclusive, tem iluminação full LED como parte de um pacote opcional para as versões Comfortline e Highline.

Completa o conjunto do T-Cross, o para-choque mais pronunciado, com um acabamento inferior em plástico preto que abriga os faróis de neblina, as luzes de condução diurna em LED, a tomada de ar e um filete horizontal na cor cinza que carrega o nome do carro.

As laterais, por sua vez, repetem o acabamento em plástico preto nas molduras das caixas de roda e na parte inferior das portas. Há ainda uma linha de cintura elevada e vincos marcantes na região das maçanetas.

Uma plaqueta nos para-lamas identifica a versão do carro, assim como no Polo e no Virtus.

O T-Cross tem rodas de liga-leve de 16 polegadas, com pneus 205/60 R16, ou de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17.

Partindo para a traseira do T-Cross, o destaque fica por conta das lanternas com formato mais quadrado, que são interligadas por uma grossa barra em preto brilhante que percorre toda a parte superior da tampa do porta-malas.

Uma solução um tanto quanto inusitada se tratando de um Volkswagen.

A Volkswagen oferece o modelo em sete opções de cores para a carroceria: Azul Norway, Branco Puro, Cinza Platinum, Prata Sargas, Preto Ninja e Vermelho Crimson, além da inédita Bronze Namíbia.

O carro tem ainda a opção de teto e colunas pintadas em preto brilhante.

O interior do novo T-Cross tem um visual que aparenta ser um misto do Polo e do Jetta.

Todo o acabamento é predominantemente com plásticos rígidos, sendo que uma barra horizontal com aparência texturizada no painel tenta quebrar o “gelo” do interior com plásticos simples demais.

O painel do nosso T-Cross dispõe de uma série de soluções, como painel de instrumentos totalmente digital, ar-condicionado automático digital, central multimídia com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, entre outros.

Nos recursos do T-Cross, há também apoio de braço dianteiro ajustável, quatro entradas USB, volante multifuncional em couro, partida por botão, iluminação ambiente em LED, teto solar panorâmico duplo (na versão Comfortline), sistema start/stop, seletor com quatro modos de condução, saída de ar traseira, entre outros.

O espaço interno do T-Cross é satisfatório, sobretudo na traseira.

Fruto do uso da plataforma modular MQB-A0, que teve seu entre-eixos e demais dimensões ampliadas em relação ao Polo e Virtus, o modelo tem 4,19 metros de comprimento, 1,56 m de altura e entre-eixos de 2,65 m.

No porta-malas, há capacidade para 373 litros de bagagens, podendo chegar a 420 litros com a variação do encosto do banco traseiro.

Segundo a Volkswagen, o T-Cross é um dos mais seguros da categoria, graças à utilização de aços de ultra-alta resistência e conformados a quente, além de uma série de equipamentos de segurança.

Novidades Volkswagen T-Cross 2022


Depois de apresentar algumas mudanças mais discretas, o Volkswagen T-Cross 2022 mudou de forma mais profunda a oferta de equipamentos em cada versão, além de acabar com a oferta do câmbio manual.

Essas mudanças foram anunciadas em agosto de 2021, com a parte externa recebendo apenas o novo logotipo da marca como novidade. Por dentro, ele também aparece no volante. 

Aliás, com exceção da versão de entrada Sense 200 TSI, todas as outras configurações ganharam o novo volante da Volkswagen, que estreou no Nivus.

Outra novidade é o painel digital de 8 polegadas (o mesmo do Taos Comfortline), que equipa as versões Sense e 200 TSI, enquanto as mais caras Comfortline e Highline recebem o Active Info Display de 10,25 polegadas.

Junto a isso, o T-Cross 2022 também recebeu a central multimídia VW Play, que tem 10,1 polegadas e aparece a partir da versão 200 TSI. 

Já a versão de entrada Sense não tem qualquer sistema de som, nem mesmo um rádio simples.

O interior do SUV ainda conta com um novo acabamento com a cor predominante azul. Dependendo da versão, o painel ainda tem outros detalhes, como a parte inferior branca da versão Highline.

Completando a lista de novidades, as duas versões mais caras ganham rodas de 17 polegadas e carregamento de celular por indução como itens de série. 

Já a lista de opcionais teve diversas alterações, como você pode ver em detalhes na sequência.

A parte mecânica não sofreu nenhuma mudança, seguindo com as opções 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque ou 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas.

Equipamentos Volkswagen T-Cross


Segurança


Todas as versões do T-Cross 2022 são equipadas de série com airbags frontais, laterais e de cortina, totalizando seis bolsas infláveis, além de controle eletrônico de estabilidade, frenagem pós-colisão e assistente de partida em rampas.

O controle eletrônico de estabilidade do T-Cross 2022 é capaz de identificar o estágio inicial de uma situação de rodagem crítica.

Com isso, ele compara a atuação do motorista com as reações do veículo a esse comando e, caso necessário, reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até que o carro volte a ter estabilidade.

Junto a ele está o assistente de partida em rampas (ou Hill Hold Control), que mantém o carro freado por até dois segundos após o motorista aliviar o pedal de freio em aclives acima de 5%.

Os freios são liberados progressivamente quando o pedal do acelerador é acionado.

Há também o sistema de frenagem automática de emergência, conhecido também como HBA (Hydraulic Brake Assist), que identifica uma frenagem de emergência através da velocidade de acionamento e pressão aplicada no pedal de freio.

Ele, então, aumenta ativamente a pressão de freio, que é modulada com o ABS.

Já o bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) do T-Cross 2022 aciona o freio da roda com menor tração em trilhas ou situação de baixa aderência, transferindo o torque para a roda com maior tração. Com isso, há uma melhor eficiência para que o carro saia de uma determinada situação.

Ele atua de forma automática, inclusive em curvas, em velocidade de até 80 km/h.

O XDS+, também bloqueio eletrônico do diferencial, aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante. Isso por conta de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos eixos dianteiro e traseiro.

Tal ação resulta numa transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.

O monitoramento da pressão dos pneus do T-Cross 2022, por sua vez, usa sensores que monitoram o modo de vibração e frequência dos pneus, que detectam se houve perda de pressão em um ou mais pneus e alertam o condutor por meio de um aviso no painel.

No sistema de frenagem automática pós-colisão, ele aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente.

Já o detector de fadiga detecta a perda de concentração do motorista, comparando com os 15 primeiros minutos de direção, e recomenda uma pausa para descanso.

Todas as versões têm, ainda, luzes de condução diurna em LED integrada aos faróis de neblina. Como opcional, há faróis totalmente em LED.

A lista inclui, ainda, sistema Isofix com Top tether para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores e encosto de cabeça para os cinco ocupantes.

Conforto 


O modelo pode ser equipado com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e teto solar panorâmico “Sky View” com dois painéis de vidro instalados em mais da metade da área do teto do carro, na versão Comfortline (o dianteiro pode ser aberto eletricamente).

A lista inclui, ainda, iluminação ambiente em LED com luzes na região dos pés, console, painel e maçanetas, destravamento das portas e partida do motor sem chave, tomada USB de carregamento rápido, mais uma tomada USB na frente e outras duas atrás, entre outros.

Há também ar-condicionado automático digital com saída de ar para os ocupantes do banco traseiro, sistema start/stop nas versões topo de linha com motor 1.4 TSI e seletor de modos de condução.

Tecnologia


Este é, sem dúvidas, um dos chamarizes do novo T-Cross 2022 no mercado nacional.

Entre os equipamentos de série e opcionais (dependendo da versão), há o painel de instrumentos totalmente digital Active Info Display, já disponível na linha do Polo, Virtus, Jetta, Nivus, Taos e Tiguan Allspace.

Este recurso substitui o painel de instrumentos analógico por uma tela de 10,25 polegadas, ou ainda por uma tela menor, de 8 polegadas, nas versões de entrada.

Nesta tela maior, com resolução de 1.280 x 480 pixels, são exibidas uma série de informações do T-Cross, como informações de navegação em 2D ou 3D, onde o velocímetro e o conta-giros são deslocados para as bordas inferiores, para que um espaço seja aberto para exibir o mapa.

Há ainda dados das funções de condução, de navegação e de assistência, que podem dividir espaço com o velocímetro e o conta-giros. Informações da central multimídia também podem ser replicadas no painel de instrumentos.

E por falar em central multimídia, todas as versões do T-Cross (exceto a versão Sense) são equipadas com o sistema VW Play, de 10,1 polegadas e já conhecido desde a apresentação do irmão menor Nivus.

Ainda entre os recursos, ele tem o sistema Park Assist 3.0, que permite estacionar o carro de forma semi autônoma em vagas paralelas e transversais. No T-Cross, o recurso dispõe, ainda, da função de freio de manobra.

Há, ainda, o sistema de som Beats de alta fidelidade, com sete alto-falantes (incluindo um subwoofer no porta-malas) e potência de 300 watts.

Itens de série do Volkswagen T-Cross


Veja abaixo os principais equipamentos de série das versões do novo Volkswagen T-Cross:

VW T-Cross Sense 200 TSI AT 2021: mesmos itens da versão abaixo, exceto multimídia, rodas de 16 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, apoio de braço central e tampa de porta-malas.

VW T-Cross 200 TSI AT 2022: equipado de série com airbags frontais, laterais e de cortina (seis airbags), painel digital de 8 polegadas, indicador de pressão dos pneus, frenagem automática pós-colisão, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, luzes diurnas de LED, lanternas traseiras em LED, sistema Isofix, faróis de neblina com função “cornering light”, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, entre outros.

A lista inclui também direção elétrica, ar-condicionado manual, multimídia VW Play de 10,1 polegadas, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme antifurto com comando remoto, vidros com função one touch, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, rack de teto, rodas de liga-leve aro 16, chave canivete, piloto automático, saída do ar-condicionado para os ocupantes traseiros, duas saídas USB para recarga de smartphones para os ocupantes do banco traseiro, volante multifuncional revestido em couro com  ‘Paddle Shift’, descansa braço central com porta-objetos e 2 alto-falantes dianteiros adicionais, entre outros.

VW T-Cross Comfortline 200 TSI AT 2022: oferece ainda ar-condicionado digital, painel digital de 10,25 polegadas, carregamento de celular por indução, sensor de estacionamento dianteiro, volante revestido em couro com shift paddle, detector de fadiga, alavanca de câmbio em couro, porta-luvas refrigerado, monitoramento da pressão dos pneus, porta-malas com sistema “s.a.v.e.” para ajuste de espaço, câmera de ré, rodas de liga-leve de 17 polegadas com fundo cinza, ajuste da lombar no banco do motorista, entre outros.

VW T-Cross Highline 250 TSI AT 2022: agrega retrovisor interno eletrocrômico, iluminação ambiente em LED, bancos em couro, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, chave presencial, start/stop, detector de fadiga do motorista, sensor de chuva, entre outros.

Opcionais Volkswagen T-Cross

 

O Volkswagen T-Cross 2022 oferece ainda alguns pacotes opcionais em suas respectivas versões. Confira:

VW T-Cross 200 TSI AT 2022:


Pacote Interactive IV – câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, novas rodas de 17 polegadas e pneus 205/55.

VW T-Cross Comfortline 200 TSI AT 2022:


Bancos em couro.

Pacote Sky View II – teto solar panorâmico, sensores de luz e chuva e retrovisor interno eletrocrômico.

VW T-Cross Highline 250 TSI AT 2022:


Pintura Bicolor I – retrovisores pintados na cor do teto, rodas de liga leve de 17 polegadas e teto pintado na cor Preto Ninja.

Pintura Bicolor II – retrovisores pintados na cor do teto, rodas de liga leve de 17 polegadas e teto pintado na cor Cinza Platinum.

Pacote Sky View – teto solar panorâmico elétrico.

Pacote Tech & Beats – faróis full LED com luz de condução diurna, regulagem automática do farol, Park Assist 3.0 e som Beats com subwoofer.


Entendeu agora o motivo do T-Cross ter sido o mais vendido em um único dia? Aproveite e compre o seu VW T-Cross agora, com as melhores condições de pagamento na Carbel VW.