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SUV por assinatura vale a pena?

17/01/2022 EM Dicas
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O brasileiro tem mostrado grande paixão pelos modelos SUV. Os utilitários esportivos apresentam modelos maiores, mais robustos e que trazem mais conforto ao motorista e aos passageiros.

Os números comprovam a amplitude dessa paixão, deixando os hatchs de lado, categoria que liderou a preferência dos brasileiros por décadas. 

Mas, no primeiro trimestre de 2020, o total de emplacamentos de modelos SUV representaram 37% do mercado de automóveis como um todo. 

Nos próximos meses, a tendência é que este segmento ultrapasse os 40% do mercado, em um ritmo de crescimento maior que os hatchs.

Se você está sonhando com um SUV na sua garagem, há uma gama de ofertas no mercado. Há também muitas possibilidades, como a compra ou a assinatura de SUV.

Locadoras e companhias de seguro já atuam no ramo de assinatura há pelo menos quatro anos. Mas, nos últimos meses, a oferta de carros por assinatura começou a receber atenção também das montadoras.  

Recentemente, a Volkswagen passou a investir no carro por assinatura, com o programa VW Sign&Drive. 

Mas, e para o consumidor? Vale mais a pena comprar ou assinar um veículo? 

Se você tem essa dúvida, separamos alguns pontos a serem levados em consideração antes de decidir entre assinar ou comprar um SUV. Confira.


O custo da conveniência 


Se você é daqueles que só querem pôr gasolina e ser feliz, então se enquadra quase que integralmente no perfil do cliente típico do carro por assinatura.  

O carro por assinatura é ideal para quem não quer ter dor de cabeça com o automóvel e está disposto a pagar uma mensalidade por isso, independentemente do custo/benefício na comparação com compra.

Isso porque praticamente todos os modelos de veículos assinados incluem, no pacote, trâmites, contratações e despesas com seguro, documentação, transferência e IPVA.  

Sem contar que as empresas também costumam ficar responsáveis não só pelo custo das revisões - como em levar o veículo para as manutenções obrigatórias, por exemplo – mas também com a possibilidade de um carro reserva nos dias em que você ficar sem o veículo. 

Sob a óptica de praticidade, com certeza a assinatura leva muito mais vantagem em relação à aquisição do veículo.

Porém, assim como em todo contrato veicular, não se esqueça que o custo do seguro está incluso, mas a franquia é por conta do assinante. 

Por isso, fique atento e se informe sobre os valores das franquias e o que a apólice do plano de assinatura cobre. Quem faz o seguro tem alternativas, e pode optar por franquia maior ou menor.

Além disso, observe que as franquias são reajustadas anualmente, em geral com base no IPCA.  

E, se optar por contrato superior a um ano de assinatura, fique atento se o documento prevê reajustes na mensalidade em decorrência de mudanças no seguro. 


Contrato de carro por assinatura


Os contratos têm cláusulas bem específicas sobre conservação do veículo, por exemplo. 

Muitas companhias estabelecem nos documentos multas ou custos, por conta do cliente, de pinturas danificadas, amassados na lataria, vidros trincados, rodas avariadas ou mesmo itens do acabamento. Confira também detalhes da manutenção. 

Algumas empresas preveem a troca de pneus por desgaste natural. Em outras, a troca das peças é por conta do cliente. 

Por isso, fique atento ao que o seu contrato oferece e, principalmente, o que não cobre, para evitar surpresas.

Outro ponto importante é a franquia de quilometragem. Veja o quanto você anda por mês em média e faça o plano de acordo com o seu perfil. 

Em geral, os planos preveem de 1.000 a 2.500 km mensais. Se informe sobre o custo extra por quilômetro excedido rodado. 

E vale a pena comprar? 

A maioria das empresas possibilita a compra do carro assinado ao fim do contrato. Se você tiver interesse em comprar, vale a pena fazer a conta.

Compare o preço pedido pelo seminovo que você assinava, pesquise modelos iguais anunciados e compare com valores praticados no mercado para o mesmo modelo, ano e versão do veículo.  

Se o preço pedido pela montadora estiver abaixo ou dentro da média, vale ponderar a compra.


O que precisa para assinar um SUV?  


Em geral, os fabricantes e empresas solicitam comprovação de renda para aprovação. O registro e a contratação podem ser feitos, em muitas companhias, de forma totalmente digital.  

Aprovado o cadastro, o pagamento mensal pode ser feito via boleto, mas alguns já possibilitam a cobrança no cartão de crédito.  

Alguns carros são liberados em menos de uma semana. Porém, conforme o modelo, a espera pode ser um pouco mais longa.


Decida de acordo com o seu perfil


Você usa o automóvel todos os dias? Vai e volta do trabalho com ele? Depende do carro? 

A assinatura pode ser uma opção, ainda mais se você não tiver paciência ou tempo para resolver questões burocráticas. 

Você só usa o carro aos fins de semana esporadicamente? Ou apenas para viajar em feriados?  

Nesses casos, a locação do automóvel pode ser uma alternativa mais viável do que a assinatura ou a compra.


Coloque tudo na ponta do lápis


Para quem faz questão de comparar custos, a conveniência e praticidade cobram seu preço.  

É preciso pegar a calculadora e fazer as contas para ver o quanto se está disposto a pagar.

E tem uma regra simples, mas com uma conta complexa ao mesmo tempo. Os planos de carro por assinatura, de modo geral, contemplam períodos que vão de 12 a 36 meses.  

Então, é preciso selecionar o modelo do automóvel, prazo de contrato e o limite da quilometragem. 

Se optar pelo período de um ano, por exemplo, multiplique a mensalidade por 12 e separe esse total. Depois, veja o preço para compra do mesmo carro (versão, motor e cor iguais).  

Adicione, a este valor de compra, o custo da primeira revisão obrigatória (de 10.000 km), a despesa com o IPVA, taxas de documentação e licenciamento do seu estado e o custo do seguro.

Como quem compra, ao fim de um ano, tem a possibilidade de vender o carro, pegue o total dessa soma e subtraia pelo valor que você o venderia 12 meses depois.  

Ou seja, é preciso consultar em sites especializados em desvalorização o quanto – em termos percentuais – aquele modelo perde valor depois de um ano. 

Dessa forma, você conseguirá saber quanto irá gastar com a assinatura e quanto gastará com a compra e todos os seus custos burocráticos. Assim, ficará mais fácil decidir se vale a pena comprar ou assinar um SUV.

Independente da sua decisão, a Carbel Volkswagen oferece condições imperdíveis para você realizar o sonho de ter um SUV na sua garagem.

Entre em contato com nossos especialistas e consulte as condições para ter um SUV 0km mais rápido do que imagina.