image popup mes do consumidor

Consulte condições.

image pop fraude
image pop octboer
Obrigado, não quero negociar

Faça sua cotação

Preencha o formulário abaixo:
imagem topo
Obrigado, não quero negociar

Solicitar agendamento

Blog

Lançamentos, reviews. tudo sobre a marca.

Motor TSI Volkswagen: como funciona e benefícios

23/09/2021 EM Dicas
imagem destaque post

Criado pela Volkswagen, o motor TSI (“Turbocharge Stratified Injection” ou “Injeção Estratificada de Turbocompressor”, em tradução livre) foi vencedor do prêmio “Engine of the Year” diversas vezes na categoria entre 1 e 1,4 litro de cilindrada.

Quando uma motorização se destaca tanto, inclusive em prêmios mundiais, a tecnologia utilizada merece uma atenção especial, e é sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Como funciona o motor TSI Volkswagen e quais os seus benefícios.

O motor TSI representou uma revolução em tecnologia de motor turboalimentado com injeção direta, e impressiona os motoristas com alto padrão de exigências por sua leveza para dirigir, alto desempenho e economia no consumo de combustível.

Como funciona o motor TSI Volkswagen?


O primeiro elemento da fórmula de sucesso da Volkswagen foi criar um motor pequeno, que fosse mais eficiente por desperdiçar menos energia em atrito, e mais leve, reduzindo o peso total do carro.

Além disso, a tecnologia empregou outras fórmulas para que o motor TSI resultasse em potência e economia.

Injeção direta

Baseada na injeção direta de combustível, ele é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão.

A injeção por alta pressão permite maior pulverização do combustível, o que melhora a combustão e colabora para menor consumo – também permite que motores Flex (que podem ser abastecidos com etanol, gasolina ou qualquer combinação dos dois) dispensem sistema auxiliar para partida a frio.

Turbocompressor

Também chamado de “turbo”, o turbocompressor aumenta a massa de ar permitida pelo motor para seu funcionamento ao comprimir esse ar. 

Com a utilização do turbocompressor, a potência, torque e eficiência são elevados consideravelmente em comparação a um motor de mesma cilindrada com aspiração natural.

Além disso, o turbocompressor tem a função de poupar energia e gerar mais força, pois ele aproveita gases de escapamento que seriam descartados, colaborando para reduzir emissões.

Válvula wastegate

A válvula wastegate (ou válvula de passagem) funciona como um “acelerador” do turbo, controlando a passagem dos gases de escape pela turbina. 

Controlada eletronicamente pela unidade eletrônica de controle do motor (ECU), a válvula wastegate deve ser fechada em baixos regimes de rotação de modo a permitir ao turbocompressor receber toda a corrente de gases de escapamento (que atingem altas temperaturas), o que assegura formação de torque consistente.

O motor TSI é econômico?

Com o principal objetivo de oferecer uma performance comparável a modelos mais potentes, mas gastando menos combustível, o motor TSI utiliza o turbo de baixa inércia e uma pressão que não costuma exceder 1 bar durante o trabalho.

Isso significa também que o motor TSI funciona a partir de sobras de resistência, o que faz com que a vida útil, assim como as trocas de óleos, sejam semelhantes às de modelos com pior desempenho. 

Benefícios do Motor TSI

Uma das principais vantagens de um motor TSI é que ele aumenta consideravelmente a potência do veículo por causa da função do turbocompressor de colocar mais oxigênio para a combustão, como já falamos acima. 

Além disso, a injeção direta contribui para  o aumento da potência à medida que pulveriza o combustível no motor. Dessa forma, além do aumento da potência, esse tipo de funcionamento do motor também é mais benéfico para o meio-ambiente.

A segunda vantagem é que a utilização do motor TSI também faz o veículo mais econômico, como já mencionado. 

Versões do motor TSI


O motor TSI está presente em seis versões diferentes:

170 TSI - com 105 cv, é o mais potente da categoria 1.0 e vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos;

200 TSI – oferece 128cv de potência e tem o maior torque da categoria;

250 TSI - com 150 cv, motor 1.4 com desempenho que alia rapidez com consumo econômico;

2.0 TSI - com 220 cv, a adrenalina pura em desempenho com motor 2.0. É o mais potente de toda a família;

350 TSI - com 230 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.

Onde comprar um carro com motor TSI?


Sendo exclusivo da Volkswagen, você encontra o motor TSI em modelos como T-Cross, Jetta, Golf, Passat, Polo e Virtus.

E você pode conferir todos esses modelos, versões, itens de série e preços diretamente em nosso site.

A tecnologia está em constante evolução e é um fator que deve ser sempre aproveitado. Ao escolher opções cada vez mais inteligentes e tecnológicas, você cresce com o mundo e se desenvolve com as opções que ele disponibiliza. 

Aproveite a tecnologia Volks para evoluir com o mundo. Na Carbel você encontra as melhores condições de pagamento para sair de VW 0km com motor TSI!