image popup mes do consumidor

Consulte condições.

image pop fraude
image pop octboer
Obrigado, não quero negociar

Faça sua cotação

Preencha o formulário abaixo:
Obrigado, não quero negociar

Solicitar agendamento

Blog

Lançamentos, reviews. tudo sobre a marca.

A importância da manutenção preventiva e seus benefícios

13/04/2021 EM Manutenção

Conheça a importância da manutenção preventiva e como ele pode ser boa para seu carro e seu bolso

A importância da manutenção preventiva e seus benefícios


Manutenção preventiva automotiva é aquela realizada em intervalos predefinidos, com o intuito de reduzir a probabilidade de falhas ou desgastes prematuros que possam interferir no bom funcionamento do veículo.


Por que é tão importante manter o veículo com as manutenções em dia e quais são as vantagens disso? 


Com o tempo de uso e o avanço da quilometragem, todo automóvel precisa de manutenção preventiva. Esta prática permite antecipar possíveis problemas e evitar custos desnecessários que posam ocorrer com desgastes futuros.


O manual do proprietário do veículo, disponibilizado pela montadora, serve para consulta da relação de serviços preventivos e periódicos pelo qual o veículo necessitará para manter ter seu funcionamento em dia.


Os prazos da manutenção preventiva se baseiam em estudos de durabilidades das peças, com referência na média de utilização de determinado tipo de veículo, ou seja, uso normal ou severo. Este é um outro ponto muito importante de se abordar. O uso severo.

 

USO SEVERO

 

De acordo com Boris Feldman no Blog:  https://autopapo.uol.com.bro uso severo sugere que as manutenções sejam feitas seguindo a metade do tempo do período convencional, ou seja, se o recomentado é com 10 mil KM, em uso severo deve-se comparecer à concessionária quando o veículo completar 5.000 km, ou 6 meses, caso o intervalo de tempo ocorra primeiro.


Os veículos que rodam com frequência em trânsito urbano, em congestionamentos, seguindo o ritmo de parar e arrancar a todo momento, exigindo que o motor trabalhe a todo momento devido o carro estar ligado, mas não é marcado a quilometragem.


“Nessas condições, a informação da quilometragem é falsa, pois o motor trabalhou muito mais do que o de um outro automóvel que tenha rodado sempre numa rodovia. Daí a sugestão para que se considere a metade do que indica o hodômetro e a troca seja feita mais cedo.”


Outra situação também considerada como uso severo é a utilização do carro com pouca frequência, ou seja, poucas vezes por semana, e em pequenos trajetos, como ir e voltar ao trabalho, rodando poucos quilômetros e na sequência deixar o veículo estacionado todo o dia e a noite.


Na situação acima, há pouco funcionamento do motor, que não trabalha o suficiente para atingir a temperatura ideal de operação.


“Trabalhando “frio”, além de vários de seus componentes sofrerem desgaste excessivo, o óleo do cárter não se aqueceu o suficiente para queimar os gases da combustão, que o contaminam e prejudicam sua eficiência. Também neste caso vale a recomendação da troca antecipada do óleo do motor.”


Por isso, todo automóvel já sai da concessionária com um plano de manutenção preventiva, que tem intervalos de quilometragem ou tempo decorrido, valendo o que acontecer primeiro.  


É muito importante se atentar as recomendações da montadora para garantir, não somente uma condução segura, mas também a vida útil do carro e o gasto desnecessário com manutenções corretivas.


ECONOMIA


Um dos principais motivos para fazer a manutenção preventiva no tempo correto é a economia. Uma peça quebrada ou funcionando de forma incorreta muito possivelmente terá o custo de reparo bem maior do que se o problema fosse identificado com antecedência.


A melhor forma de economizar na manutenção é dando a manutenção no tempo correto. Protelar revisões é um barato que sairá bem mais caro no futuro.


E ainda tem a questão da economia de combustível, pois um veículo sem manutenção tende a aumentar o consumo em 10% ou mais.


PEÇAS ORIGINAIS


Fazer revisões preventivas e não usar peças originais pode adiantar pouco, uma vez que peças do mercado paralelo apresentam baixa qualidade e pouca durabilidade. De novo, é o barato que sai caro. Além, é claro, da garantia embarcada que você adquire ao utilizar peças originais.


VALORIZAÇÃO DO CARRO


Quem sabe avaliar bem um carro usado sempre confere o manual do veículo, verificando os carimbos de manutenção, se foram feitas na data correta e em concessionárias autorizada.

Esse fato é uma sinalização que o veículo foi bem cuidado e, com toda certeza, irá gerar maior valor e terá melhores condições no momento de revenda.


Faça sempre as revisões do seu carro nas concessionárias autorizadas da marca, isso traz qualidade e valorização para o seu veículo.


CARBEL VOLKSWAGEM


Av. Nossa Senhora do Carmo, 540 – Sion – Fone: 31 3280-9500 • Whatsapp: 31 3280-9501


Av. Cristiano Machado, 5055 – Palmares – Fone: 31 3429-5000 • Whatsapp: 31 3429-5001


Ou acesse: www.carbel.com.br