Faça sua cotação

Preencha o formulário abaixo:
imagem topo
Obrigado, não quero negociar

Solicitar agendamento

Blog

Lançamentos, reviews. tudo sobre a marca.

Como fazer o rodízio de pneus de forma adequada?

28/11/2022 EM Dicas
imagem destaque post

Ter um automóvel demanda gastos a mais. Por isso, além de saber como escolher o carro ideal para o bolso, é importante usar certas técnicas para otimizar os investimentos feitos no automóvel. Uma dessas técnicas é o rodízio de pneus.

Apesar de não ser obrigatório, o rodízio é recomendado pela maioria das fabricantes e traz diversos benefícios para o motorista. 

No entanto, é preciso ter atenção para fazê-lo do jeito certo. Aprenda mais sobre o rodízio de pneus neste post!

O que é rodízio de pneus?

Trata-se de um processo feito para igualar o desgaste e expandir a vida útil do jogo de pneus de um carro. Isso é possível ao mudar a posição de cada pneu do automóvel para minimizar as diferenças de desgaste em cada roda do veículo.

A razão do rodízio é que a maior parte dos automóveis envia a tração gerada pelo motor para apenas um eixo (normalmente, o traseiro). Isso vale também para carros híbridos e elétricos. 

Além de ser usado para identificar quilometragem adulterada, o desgaste dos pneus afeta muito a dirigibilidade do carro, inclusive aumentando o risco de aquaplanagem quando ultrapassa o mínimo aceitável (1,6mm). Portanto, é muito importante reduzir o desgaste ao máximo.

Como fazer o rodízio de pneus de forma adequada

Não há melhor forma de fazer o rodízio de pneus. Isso porque a discussão envolve muitos fatores a se considerar, como o tipo de pneu e de tração do automóvel. Em relação aos pneus, a diferença envolve três tipos diferentes:

  • unidirecional (muito raro no mercado hoje em dia);

  • bidirecional (padrão);

  • assimétrico.

Já sobre a tração, geralmente, é dianteira, traseira ou 4x4 (quando o motor distribui a tração para todas as rodas igualmente). Considerando esses fatores, existem duas maneiras de fazer o rodízio de pneus: em paralelo ou em X.

O tipo perfeito para o seu carro é aquele recomendado pela fabricante. A informação está no Manual do Proprietário do veículo, sempre na seção sobre Pneus (em que constam dados sobre a medida exata que o pneu deve ter, além da calibração).

Caso a informação não esteja lá, é possível identificar o tipo de rodízio correto pelas informações de tipo de pneu e tração. 

Rodízio em paralelo

O rodízio de pneus em paralelo foi criado para pneus unidirecionais, que são feitos para girar sempre para um único lado, ou seja: se ele for instalado no lado oposto do automóvel, não funcionará adequadamente.

Nesse tipo de rodízio, os pneus que estão no eixo traseiro vão para o eixo dianteiro e permanecem no mesmo lado (seja o esquerdo, seja o direito). 

Após a troca de pneus, o motorista deve fazer o alinhamento e balanceamento das rodas a fim de garantir que o carro andará sem problemas.

Rodízio em X

Já o rodízio em X é indicado para pneus bidirecionais ou assimétricos, trocando-os de lado sem perda de performance (ir da esquerda para a direita, por exemplo).

No entanto, o rodízio é guiado pelo tipo de tração gerada pelo motor do automóvel, traseira ou dianteira. No caso de tração traseira (ou seja, o motor envia a tração para o eixo de trás do carro), o rodízio funciona assim:

  • Os pneus do eixo dianteiro vão para o eixo traseiro e trocam de lado. Ou seja: o pneu dianteiro esquerdo vai para o lado direito do eixo traseiro, enquanto o pneu dianteiro direito vai para o lado esquerdo do eixo traseiro;

  • Os pneus do eixo traseiro, no entanto, só trocam de eixo, permanecendo no mesmo lado. Ou seja: o pneu traseiro direito continua no lado direito e o mesmo vale para o pneu traseiro esquerdo.

Já no caso de tração dianteira, é o oposto:

  • Os pneus do eixo traseiro vão para o eixo dianteiro e trocam de lado. Ou seja: o pneu esquerdo vai para a direita e o da direita vai para a esquerda;

  • Os pneus do eixo dianteiro, no entanto, permanecem do mesmo lado e só trocam de eixo. Ou seja: o pneu esquerdo fica na esquerda.

Vale lembrar que o padrão do mercado é tração dianteira em carros econômicos. Mas, existem muitos modelos com tração traseira (especialmente picapes e caminhonetes), então é importante entender as diferenças. 

Além disso, assim como no rodízio paralelo, o motorista deve fazer o alinhamento e o balanceamento do carro assim que trocar os pneus de posição.

Rodízio para carro com tração 4x4

No caso de um automóvel com tração 4x4, o recomendado é fazer o rodízio em X completo. Ou seja: todos os pneus trocam de lado e de eixo.

De quanto em quanto tempo fazer o rodízio de pneus?

Não há consenso sobre o intervalo correto entre cada ciclo do rodízio de pneus, dependendo muito de cada fabricante. O padrão recomendado entre elas é de 8.000 quilômetros, com tolerância de até 10.000 quilômetros.

Considerando a média de quilômetros rodados por cada motorista no Brasil (que é de 20.000 por ano), o rodízio deve ser feito a cada 4 meses e meio, quase 5. Para facilitar, dá para fazer a troca a cada semestre.

Se você mantém a revisão do seu veículo em dia, a assistência técnica autorizada pode te informar quando é necessário fazer o rodízio e adicionar o serviço na revisão, junto com o balanceamento e alinhamento.

Quais são as vantagens de fazer o rodízio de pneus?

Se você ainda não se convenceu de que deve fazer rodízio de pneus no seu automóvel, confira algumas das principais vantagens desse recurso

Compensa os desgastes dos pneus

Como já mencionado, os pneus se desgastam irregularmente de acordo com o eixo em que estão instalados. Na prática, isso faz com que os de um eixo tenham vida útil muito menor do que os de outro. 

Para o motorista, isso significa ter que comprar novos pneus em um intervalo de tempo menor.

O rodízio é vantajoso porque reduz os efeitos dessa distorção de desgaste. Dessa forma, o jogo inteiro se desgasta por igual e é trocado ao mesmo tempo, o que reduz os custos com o carro.

Aumenta a durabilidade do pneu

Ao corrigir distorções de desgastes pelos eixos e lados, o rodízio aumenta a durabilidade dos pneus. 

A diferença é significativa em alguns casos. Por exemplo, quando o estepe é incluído no rodízio (algo recomendado por algumas montadoras), o ganho em durabilidade é de 20%. Isso pode ser muito útil para aumentar o custo-benefício do automóvel.

Torna o carro mais estável

Ter pneus desgastados de forma irregular em cada eixo faz com que o carro perca estabilidade na pista, especialmente em pista molhada. 

Isso aumenta os riscos de acidente, além de diminuir o conforto na direção. Na prática, esse é um benefício especialmente útil para quem busca por carros para viajar, pois é na estrada que corremos os maiores riscos de acidente.

Agora que você já entende como o rodízio de pneus funciona, é hora de colocar esse recurso em prática e aproveitar os benefícios dessa técnica. Lembre-se de olhar no Manual do Proprietário qual versão a montadora recomenda.