Faça sua cotação

Preencha o formulário abaixo:
imagem topo
Obrigado, não quero negociar

Solicitar agendamento

Blog

Lançamentos, reviews. tudo sobre a marca.

Carro para viajar: confira modelos VW para cada tipo de viagem

19/04/2022 EM Dicas
imagem destaque post

Escolher o melhor carro para viajar é uma etapa muito importante para que você aproveite o seu roteiro da melhor forma possível. Afinal, cada destino possui uma característica geográfica e de infraestrutura, sendo que existem tipos de carros que se adequam a elas e outros não.

Por exemplo, se você pretende viajar para um lugar com estrada de terra ou com formações rochosas, é preciso que o veículo aguente o impacto desse trajeto, senão, é capaz da sua viagem se tornar um transtorno ao invés de ser algo agradável.

Sem dúvidas, saber como é o local de destino é fundamental para se decidir pelo veículo ideal, pois cada carro apresenta características que performam melhor em certos tipos de estradas.

Para te ajudar nessas escolhas, trouxemos dicas de modelos de carros para viajar, e os melhores carros da VW para você escolher. Vamos lá?

Como escolher o carro ideal para viajar?

1 - Desempenho

Quando se trata de viagem de carro, preocupar-se com o desempenho é tão importante quanto o consumo. Afinal, a estrada é o ambiente que mais exige do motor em termos de potência (na cidade, vale mais o torque para arrancadas e retomadas). 

Em vias de pista simples ou com um número reduzido de faixas, é mais comum que veículos pesados se alternem em meio aos de passeio, o que exige que o motorista tenha que fazer ultrapassagens. 

É neste momento que um carro com motor mais potente proporciona uma direção mais confiável e confortável. 

A quantidade de passageiros e de bagagens também justifica a necessidade de um carro com mais desempenho. Ao encher o porta-malas e ocupar todos os bancos, o carro consequentemente fica mais pesado, o que exige um esforço maior do motor. 

Por exemplo, se um carro 1.0 já demonstra esforço para embalar quando só tem o motorista a bordo, com ele carregado esse esforço fica ainda mais evidente, demonstrando um certo retardo nas acelerações e dificuldade em aclives.

Além disso, um modelo 1.0 roda a giros muito mais altos a velocidades como 100 ou 120 km/h. Nesse caso, um veículo equivalente com motor de maior deslocamento ou mesmo turbinado tende a render mais e até consumir menos combustível.

Outro ponto que faz um carro mais potente ser uma escolha melhor é a tranquilidade para curtir a viagem, pois o motorista não estará o tempo todo exigindo o máximo do carro, nem ficará tão apreensivo a cada ultrapassagem ou com medo de que o carro não dê conta da subida. 

2 - Câmbio 

De forma simples e objetiva, o câmbio automático é melhor para viagens, pois proporciona mais comodidade ao motorista. 

Mesmo que na estrada espere-se fazer menos trocas, pode ser que haja algum congestionamento e seja necessário mudar de marcha mais vezes do que o esperado, deixando a condução mais cansativa. 

Sim, câmbio automático é mais caro, mas aí entra a difícil escolha entre conforto ou economia. 

Lembrando que as opções com motor turbo acabam sendo um meio-termo para quem busca desempenho com comodidade e consumo moderado.

3 - Tração

O que vai determinar se há necessidade de um carro com tração 4x4 é o destino. Estradas de terra, trechos com areia e até vias alagadas pedem tração 4x4 e modelos com bom vão livre do solo, pois com esse sistema dificilmente o carro ficará atolado. 

SUVs e picapes são veículos robustos e que oferecem esse sistema. 

Também há a tração integral, que é uma boa para terrenos com maior nível de dificuldade e é bem parecida com a tração 4x4. O que a diferencia é que não é possível desativá-la ou trocar a tração dos eixos (apenas se houver bloqueio de diferencial central). 

Mas atenção: a tração 4x4 ou integral causa um maior desgaste dos pneus em vias bem pavimentadas, além de aumentar o consumo de combustível. Portanto, se o uso for estritamente urbano ou em rodovias asfaltadas, seu uso é dispensável.

4 - Consumo 

Um dos fatores com os quais o motorista mais se preocupa é com o consumo de combustível. Afinal, acaba impactando diretamente no bolso. 

Escolher entre mais autonomia ou maior desempenho não é fácil para quem quer economizar. 

A notícia boa é que hoje os motores mais modernos já oferecem um desempenho superior com economia de combustível. Um bom exemplo são os motores 1.0 turbo que já estão presentes até em carros populares.

5 - Espaço

Quem vai viajar em família ou com amigos deve prestar bastante atenção a este item, pois é um dos que mais impactam no conforto. Quanto mais longa a viagem, mais importante é o espaço interno. 

Se a viagem acontecer em um veículo pouco espaçoso, tende a ficar cansativa muito mais rapidamente. Por isso, viajar em família num subcompacto certamente será desconfortável. 

Passageiros mais altos sofrem com a cabeça muito próxima do teto e com o pouco espaço para as pernas. Quem vai atrás fica com os joelhos grudados no encosto do banco dianteiro, o que faz com que cheguem ao destino mais cansados que os pneus do carro. 

Pensando em espaço, os modelos mais vantajosos são os sedans médios e os SUVs. Os sedans compactos já têm porta-malas mais generosos, alguns com 500 litros. Já os médios, além do bagageiro generoso, também oferecem bom espaço para os passageiros. 

Os SUVs seguem a mesma linha, só que os compactos têm dimensões um pouco menores, embora ainda o suficiente para uma viagem confortável. 

Quais os melhores modelos da VW para viajar?

Volkswagen Nivus

O Nivus é ideal para viagens que o público mais jovem e conectado ao mundo dos SUVs irá amar.

Com um design moderno e atraente, itens tecnológicos avançados e novos para o segmento, ainda possui um porta-malas generoso de 415 litros.

No robusto pacote tecnológico, inclui-se a central multimídia VW Play, que possui diversas funções, inclusive pedir a entrega de comida via iFood sem precisar tocar no celular. 

Além disso, é possível ouvir e baixar músicas dos streamings sem utilizar a memória do seu smartphone.

Também é possível verificar todas as informações do carro na tela, como consumo e autonomia. No caso da versão Comfortline, não é possível, por exemplo, navegar com o GPS nativo da Volkswagen, mas, com o Waze instalado e com conexão 4G, você não terá problemas em se localizar.

Consumo: 11,6 km/litro

Volkswagen Virtus

Dentre os melhores carros para viajar, vale a pena colocar nesta lista o Volkswagen Virtus, um sedã que apresenta uma ótima estabilidade na direção; principalmente no que se diz respeito ao controle nas curvas; fato que é ótimo para passar por estradas mais sinuosas.

Eleito o melhor sedã do Brasil em 2020 pela Revista Quatro Rodas, o carro conta com rodas esportivas, faróis full led, bancos esportivos, detector de fadiga, controle eletrônico de estabilidade e luz de conversão estática.

O Virtus tem também o “seletor de perfil de condução”, um sistema que permite alteração de configurações no veículo, o que otimiza diversos itens e peças. As opções para conduzir são: normal, ecológico, esportivo e individual.

Consumo na estrada: 13,8 km/litro.

Volkswagen Taos 

O Volkswagen Taos é um SUV médio e familiar, desenvolvido para atender quem precisa de espaço, ótimo desempenho e muita tecnologia.

É altamente seguro e, prova disso, é ter sido o primeiro modelo a receber nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança dos veículos vendidos na América Latina e Caribe.

E muito disso pode ser explicado por seu pacote de assistências ativas que ajudam o motorista a evitar acidentes e tornar a viagem mais segura e proveitosa.

Nas estradas, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) possibilita viagens mais tranquilas e momentos de maior descanso para o motorista, já que ele precisará apenas se concentrar em controlar o SUV pelo volante, deixando o trabalho de acelerar e frear com o sistema.

Além disso, possui também a central multimídia VW Play que dá ao motorista a possibilidade de controlar praticamente todas as funções do Taos, incluindo climatização, luzes de cortesia e do painel, modos de condução, equalizador do sistema de som e até mesmo a ativação dos sistemas de segurança.

Consumo na estrada: 13,6 km/l. 


Para conhecer mais os veículos da Volkswagen, acesse nosso site e aproveite as melhores condições de pagamento para você sair de VW 0km.