Faça sua cotação

Preencha o formulário abaixo:
imagem topo
Obrigado, não quero negociar

Solicitar agendamento

Blog

Lançamentos, reviews. tudo sobre a marca.

Carbel Volkswagen é a nova patrocinadora do Galo Futebol Americano

12/11/2021 EM Noticias
imagem destaque post

A Carbel Volkswagen, uma das maiores concessionárias da marca de veículos alemã em Minas Gerais, é a mais nova patrocinadora do time de futebol americano do Clube Atlético Mineiro, o Galo Futebol Americano, uma das melhores e mais fortes equipes do Brasil.

Os jogadores já carregam a marca da nova patrocinadora na camisa desde o último 30 de outubro, durante vitória expressiva contra o Manaus (41X6), pelo Desafio dos Campeões, em partida realizada no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. O amistoso foi uma preparação para o Minas Gerais Footeball League (MGFL), que começou no dia seis de novembro.

“Estamos muito empolgados com essa nova parceria. Fazer parte de um projeto inovador, que incentiva o esporte é algo que nos traz muita alegria e satisfação. A Carbel chega para fortalecer o projeto do futebol americano no país. O Galo Futebol Americano já tem demonstrado grande potencial e é hoje um dos melhores do Brasil”, comenta Thiago Maia, diretor da Carbel Volkswagen.

Galo Futebol Americano


Com apenas três anos de criação, o Galo Futebol Americano tem uma trajetória vitoriosa acumulando títulos e conquistas. No primeiro ano de formação, em 2018, foi campeão do Brasil Futebol Americano (BFA), do Campeonato Mineiro e da Conferência Sudeste. No mesmo ano, o time conseguiu o recorde mundial de maior sequência de vitórias ativas no mundo, com 44 triunfos consecutivos.

Em 2019, o time foi bicampeão do Campeonato Mineiro e da Conferência Sudeste. Em 2020 foi campeão do “Desafio dos Campeões'', reforçou sua comissão técnica e teve suas atividades presenciais suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

O patrocínio da Carbel Volkswagen chega como grande reforço ao time e marca o início da retomada dos jogos presenciais de 2021. 

Futebol Americano no Brasil: história, como funciona e principais regras


Futebol Americano é um esporte muito tradicional nos EUA, certamente você já ouviu falar em filmes. Mas o Futebol Americano no Brasil, você já viu?

Apesar de muita gente não fazer ideia que existe futebol americano no Brasil, o esporte tem se desenvolvido e vem se tornando cada vez mais popular. 

Quer saber mais? Neste conteúdo vamos falar dessa história, como funciona o futebol americano, suas regras básicas e quais são as ligas e os times nacionais.

Vamos lá?

História do Futebol Americano


O futebol americano surgiu por volta dos anos de 1850 nos Estados Unidos, e é uma mistura do rugby e do futebol que é jogado com os pés (para os americanos, o “soccer”, e para nós, brasileiros, futebol). 

Americanos iam à Inglaterra a passeio ou estudos e, quando retornavam, traziam fundamentos do rugby e do futebol para serem disputados na América. Mas, cansados de esportes com regras confusas e de criação estrangeira, os EUA uniu as regras dessas duas modalidades e criou um esporte só: o futebol americano!

Esse esporte é disputado com 11 jogadores de cada lado e, além da força bruta, que vem do rugby, também exige do jogador qualidades como velocidade, capacidade técnica e tática, agilidade, pensamento rápido, etc.

O primeiro jogo profissional foi realizado em 1919, entre Buffalo Prospects e os Canton Bulldogs. Esses times tinham jogadores de outras modalidades esportivas, como pentatlo, basquete e beisebol. 

Em 1920, foi criada a primeira organização da liga profissional americana que, pouco depois, evoluiu para a atual NFL.

Como o Futebol Americano começou no Brasil?


Aqui, o futebol americano ganhou destaque graças às transmissões televisivas. Em 1969 foi transmitida a primeira partida pela TV Tupi.

As transmissões não eram ao vivo e a audiência se limitava a americanos fãs do esporte ou a brasileiros que já tinham viajado para os Estados Unidos e acabaram gostando do esporte. 

Depois disso, o futebol americano só voltaria a ser transmitido pela Rede Bandeirantes nos anos 80, só que, dessa vez, com melhor aceitação.

Em 1992, o canal de TV por assinatura ESPN transmitiu os jogos da NFL da temporada e não parou desde então.

Segundo dados do Ibope divulgados pela ESPN, a final da NFL do ano de 2016, o chamado Super Bowl, teve audiência de 62% dos televisores ligados no horário do evento.

Atualmente, é possível encontrar em redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook, cada vez mais comentários sobre o esporte, tornando-o ainda mais popular. 

As principais equipes de futebol americano no Brasil


Com o crescimento do esporte no território nacional, vários clubes de futebol viram no futebol americano uma nova chance de trazer torcedores. 

É uma estratégia muito interessante, pois esse esporte atrai pessoas que não necessariamente são fãs do futebol clássico, mas amam o futebol americano e se sentiam “órfãs” de clubes nacionais para torcer.

Levando em conta a participação em competições nacionais, o número de torcedores levados aos estádios e as curtidas nas redes sociais, as principais equipes do futebol americano no Brasil são:


Galo F.A - MG

Corinthians Steamrollers - SP

Palmeiras Locomotives - SP

Vasco da Gama Patriotas - RJ

Recife Pirates - PE

Flamengo F.A - RJ

Cuiabá Arsenal - MT

Coritiba Crocodilles - PR

Mas afinal, como funciona o futebol americano?


Agora que você já está por dentro da história desse esporte aqui no Brasil e no mundo, que tal acompanhar as partidas na TV ou até mesmo indo ao jogo? 

Para ficar por dentro do esporte da bola oval e conseguir acompanhar a partida, trouxemos as regras básicas do futebol americano.

Campo e medidas


O campo de futebol americano tem 120 jardas, o que equivale a 109,7 metros de comprimento, e 53,5 jardas de largura, mais precisamente 48,92 metros. Cada jarda corresponde a 0,914 metros.

No fim de cada ponta do campo, existem duas áreas chamadas de endzones, medindo dez jardas, e duas traves em forma de Y. As endzones são fundamentais, pois é nelas que se marca o touchdown, lance mais famoso e relevante do futebol americano.

No gramado, há sinalização de cinco em cinco jardas por meio de uma linha horizontal branca. 

Já a cada dez jardas, a marcação inclui o número indicando a localização. Em toda a extensão do campo, figuram também as chamadas “hash marks”, pequenos traços brancos dos dois lados, indicando uma jarda.

A famosa bola oval do futebol americano mede 27,9 centímetros de comprimento e 17,7 cm de largura. Geralmente ela é feita de couro bovino, têm cor marrom e superfície enrugada para facilitar a pegada e evitar deslizes.


Principais regras do futebol americano


O futebol americano é um esporte um tanto quanto complexo em questões de regras, pois são muitas.

Mas, basicamente, uma partida é disputada entre duas equipes, com 11 jogadores para cada lado, totalizando 22 atletas em campo. 

No entanto, cada time possui seus jogadores de ataque, defesa e especiais.

Quando se está com a posse de bola, jogam os atletas de ataque, e o outro time, com os atletas de defesa. 

Já em ocasiões de chute, como kick off (para iniciar o jogo) e punts (você entenderá o que é logo abaixo), vão a campo os jogadores especiais.

Vence o jogo quem conquistar mais pontos. Para isso, os clubes buscam fazer um Touchdown (TD), que consiste em ultrapassar a linha de gol adversária, popularmente chamada de "end zone”. 

Ao conseguir o feito, a equipe garante seis pontos e ainda pode converter um extra point, ao acertar um chute no poste em formato de Y e conseguir um ponto, ou então ir para conversão de dois e ter mais uma jogada para tentar invadir a end zone.

Durante a posse de bola, o time possui quatro oportunidades, chamados de “downs” ou descidas para avançar, no mínimo, 10 jardas (9,14 metros). 

Quando em até quatro tentativas o time consegue o feito, chama-se isso de ‘first down”. Então, ele ganha mais quatro tentativas para conseguir mais 10 jardas, até ir se aproximando da end zone adversária.


Quanto tempo dura uma partida de futebol americano?


Uma partida tem a duração de 60 minutos, dividida em quatro tempos de 15 minutos cada. Entre o segundo e terceiro quarto, há um intervalo de 12 minutos, durante o qual as duas equipes saem de campo.

Caso a partida termine empatada, joga-se uma prorrogação, no estilo “morte súbita”. Ou seja, quem pontuar primeiro, vence o confronto.

Os times têm 40 segundos para começar uma jogada após o fim do lance anterior. Caso ultrapasse o limite, sofre penalização de cinco jardas: é o chamado ”delay of game”.

Agora, você deve estar se perguntando: ”se nas regras do futebol americano um confronto dura pouco mais de uma hora, por que há partidas que demoram muito mais?” A resposta é simples: o jogo fica parado em algumas ocasiões. São elas:

  • quando existir um passe incompleto;

  • nos momentos em que se assinala penalidade na jogada;

  • em situações nas quais um jogador ultrapassa os limites do campo com a posse da bola.

Nestes casos o juiz para o jogo, que só recomeça quando ele recoloca a bola no lugar correto para o início do próximo lance.


Pontuação do futebol americano


De forma básica, existem quatro maneiras de um time conseguir pontuar: touchdown (6 pts), field goal (3pts), safety (2pts) e o ponto extra (2 ou 1 pt). 

O TD (touchdown), como dito anteriormente, ocorre quando uma equipe invade a "endzone" adversária.

Para conseguir o touchdown, existem duas opções de jogadas de ataque: terrestre e aérea. 

A primeira, como o próprio nome diz, é pelo chão. Nele, um time invade a endzone adversária por meio de uma corrida. Já na jogada aérea, o atleta recebe um passe, consegue agarrar a bola e anota o TD.

 Além do touchdown, uma equipe pode pontuar através de um field goal, ao acertar um chute dentro do Y e garantir três pontos.  

O field goal ocorre em momentos que a equipe está no campo de ataque com a posse da bola, mas não quer arriscar sua quarta descida. Então, opta pelo chute, pois caso acerte a bola dentro do Y, garante os três pontos.

Se na quarta descida, ao invés de tentar um field goal o time decidir arriscar mais uma jogada e não conseguir o “first down”, o adversário recupera a posse de bola, de onde a jogada parou.

Safety


O safety ou safety touch é outro método de pontuação nas regras do futebol americano que vale dois pontos, mas não é sempre que ocorre em uma partida. 

Nessa situação, um jogador de ataque é derrubado com a posse da bola dentro de sua própria end zone e não na do adversário. Quando isso ocorre, a equipe que forçou o safety ganha dois pontos.

Por fim, uma equipe pode garantir pontos logo após anotar um touchdown. Nessa situação, o time tem duas opções: arriscar um chute e tentar garantir 1 ponto ou então arriscar mais uma jogada e tentar invadir a endzone adversária para conquistar dois pontos.

Mudança de posse de bola


A mudança da posse de bola no futebol americano ocorre em algumas ocasiões como os turnovers: fumble e interceptação. Ou, então, quando uma equipe decide ir para o punt. 

O fumble ocorre quando o jogador que está com a posse de bola, deixa ela escapar antes do fim da jogada. Com isso, a bola fica viva no gramado e será de quem pegá-la primeiro.

Já a interceptação, é quando o jogador da equipe que está defendendo recupera a bola, após um passe errado do adversário. Com isso, a posse de bola muda de equipe.

Por outro lado, o punt ocorre quando uma equipe decide chutar a bola para devolvê-la ao adversário. Isso porque, como dito, cada equipe tem até quatro descidas para avançar, no mínimo, 10 jardas.

Ao realizar a terceira descida e perceber que se está longe de conquistar o first down, a solução é ir para o punt e chutar a bola para a defesa adversária. Pois, caso a equipe opte por arriscar a quarta descida e não consiga o first down, a bola será do adversário no local que a jogada parou.

No entanto, a maioria das vezes que um time decide ir para o punt, é quando se está longe da end zone adversária. Caso a equipe esteja próxima, uma das alternativas é então arriscar o field goal e conquistar três pontos


Equipamentos de proteção


No processo de aprendizado das regras do futebol americano, não podem faltar os equipamentos de proteção. Afinal, eles integram o espetáculo protegendo os atletas e sendo indispensáveis para que a partida aconteça.

São equipamentos de uso obrigatório pelos atletas:

  • capacetes;

  • protetores genitais;

  • protetores de ombro e peito;

  • protetor de coxas e joelhos;

  • protetor de costelas (opcional).


Gostou? Então acompanhe as redes sociais da Carbel VW e venha com a gente aos próximos jogos!