image popup mes do consumidor

Consulte condições.

image pop fraude
image pop octboer
Obrigado, não quero negociar

Faça sua cotação

Preencha o formulário abaixo:
imagem topo
Obrigado, não quero negociar

Solicitar agendamento

Blog

Lançamentos, reviews. tudo sobre a marca.

7 dicas para economizar combustível

03/09/2021 EM Dicas
imagem destaque post

“Economizar” é uma palavra mágica que, com certeza, muitas pessoas gostariam de praticar.Um dos pontos principais para quem tem carro ou pretende ter um, é pensar sobre o consumo de combustível e adicionar isso ao orçamento fixo ou variável do mês. 

Estamos vivendo um momento com alta nos preços dos combustíveis e quem possui um carro para lazer ou para trabalho, procura formas de diminuir os gastos no abastecimento, seja mesclando entre gasolina e álcool e até convertendo o seu veículo para GNV.

Mas economizar combustível não é bom apenas para o seu bolso, é importante também para causas ambientais. 

Alguns veículos já possuem motores mais econômicos, mas algumas atitudes que fazem o seu carro rodar o máximo possível com o que tem no tanque é uma prática que ajuda também o seu carro a durar mais.

Independente do caso e do momento, trouxemos 7 dicas que talvez você nunca tenha pensado que seria eficiente para economizar combustível do seu veículo (e até reduzir gastos com manutenção).


Dica 1: Economizar com combustível com a técnica da “Antecipação”


Você dirige olhando para o capô? Que tal dirigir olhando mais a frente e ficar atento a tudo o que acontecer? 

Essa prática é boa para economizar combustível e, principalmente, para garantir sua segurança.

Ao ter noção de tudo o que acontece à sua volta enquanto dirige, você consegue antecipar decisões, evitar acidentes e perceber quando o semáforo vai fechar ou o carro da sua frente vai trocar de faixa. 

Assim, você consegue reduzir a velocidade de maneira gradual, o tempo que vai ficar parado no sinal e ainda diminui riscos de assalto. 

Dica 2: Economizar combustível com o ponto morto? Esqueça.


“Vamos andar na banguela”, já ouviu isso do seu parente ou amigo? Pois é, a “banguela”, também conhecida como ponto morto, não economiza combustível.

Quando você utiliza a marcha certa no seu veículo, seja em descidas ou qualquer outra situação, você evita que o veículo faça uma força adicional para se movimentar. 

É só você pegar leve no pé, pois a maioria dos carros mais modernos possuem a injeção eletrônica, que corta o envio de combustível ao motor quando o acelerador é aliviado.


Dica 3: Economizar combustível, mas não a calibragem


Em pesquisa realizada pela Pirelli, marca famosa na produção de pneus, 80% dos carros rodam por aí com os pneus descalibrados. 

Se você é uma pessoa que não gosta de sujar as mãos para calibrar os pneus do seu carro e, por isso, não faz essa atividade com frequência, vai sentir no bolso. 

O prejuízo não será só no gasto com o combustível, pois rodar abaixo da pressão correta mínima indicada pelos fabricantes, impacta a dinâmica de direção, pois piora o conforto, causa ruídos, dificulta a frenagem e diminui a durabilidade dos pneus.

Uma curiosidade interessante, que talvez seja novidade para você: uma diferença de calibragem de 20%, pode gerar um aumento no consumo do combustível em 10%.

Parece pouco, mas ao longo de 1 ano você poderia comprar um pneu novo.

Ah, e não se esqueça, calibre os pneus quando eles ainda estiverem frios. 


Dica 4: Ar condicionado só em um momento bem específico


Sabemos que o ar condicionado ligado, além de aumentar o consumo do combustível, ainda faz o veículo de baixa potência perder desempenho.

Para economizar combustível e não perder o ar fresco, há uma situação muito específica em que usar o ar condicionado é mais eficiente: quando você puder manter uma velocidade constante de 100km/h ou mais.

Quando for viajar, por exemplo, ao abrir as janelas, a resistência aerodinâmica do carro piora drasticamente, e você irá consumir mais combustível. Por isso, neste caso específico, usar o ar condicionado é mais eficiente.


Dica 5: Pegue leve no pé e no peso


Você usa o porta-mala como armário? Então lembre-se que é apenas um porta-mala e devolva tudo para onde estava na sua casa.

Cada peso a mais no seu veículo resulta em mais gastos de combustível e menos desempenho. Difícil economizar combustível assim, né?

Para não esquecer essa dica, lembre-se que: carro vazio é igual ao bolso cheio.

Até porque, com o carro mais leve, você evita danificar freios, pneus e suspensão, gastando bem menos com a manutenção desses componentes.


Dica 6 - Economizar combustível e a velocidade


Sim, dirigir devagar é um dos principais responsáveis pela economia de combustível do seu carro. Então pegue leve no seu pé.

Evite esticar marchas, faça as trocas nas rotações certas e para evitar deslizes, você pode acompanhar a rotação pelo painel, no conta-giros, fazendo com que o motor trabalhe na rotação próxima ao regime de torque máximo.


Dica 7 - Faça manutenção no carro e não no seu orçamento


Para economizar combustível e também o seu dinheiro de maneira geral, manter a manutenção em dia do seu veículo é garantia de mais segurança na direção e no seu dia a dia, pois evitará gastos desnecessários.

Então, leve o seu carro em todas as revisões programadas, deixe que verifiquem tudo, como alinhamento, balanceamento, suspensão e filtros (do combustível e ar condicionado). 

Um carro sempre revisado, com peças novas e limpas, garantem economia de combustível, economia de manutenção e ainda aumenta a vida útil do seu veículo. 


Gostou das dicas? Tinha alguma que ainda não conhecia? Esperamos ter ajudado na sua jornada de economizar combustível.

Caso precise realizar uma revisão do seu Volkswagen, nós da Carbel estamos à disposição para recebê-lo! Agende sua revisão através do nosso site, ou através do whatsapp, de acordo com a loja mais próxima de você! 

Clique para agendar sua revisão na Carbel Savassi, ou Carbel Cristiano Machado.