VW Nivus: comparativo com outros modelos SUVs

VW Nivus: comparativo com outros modelos SUVs

Está de olho num SUV cupê que une estilo, tecnologia e desempenho real? Então você está no lugar certo.

Dois motivos ainda colocam o Volkswagen Nivus entre os mais desejados: baixo custo de manutenção e uma lista de equipamentos de segurança que segue líder: faróis full LED, seis airbags, ACC (piloto automático adaptativo) em ambas as versões (opcional na Comfortline) e frenagem autônoma.

Derivado do Polo, o Nivus mantém o DNA dinâmico: direção leve, suspensão bem calibrada e ergonomia superior.

Vamos entender por que, mesmo com rivais novos como o Chevrolet Tracker 2025 e o Fiat Pulse 2025, o Nivus ainda é o SUV cupê mais equilibrado?

Design do VW Nivus ainda se destaca

Com linhas ousadas e perfil esportivo, o Nivus popularizou os SUVs cupês, antes restritos a marcas premium como BMW e Mercedes.

A frente traz a grade que lembra o Jetta, faróis full LED de série e entradas de ar agressivas. Na traseira, as lanternas interligadas remetem ao T-Cross, mas o aerofólio dá o toque final para o caimento do porta-malas, um detalhe que o Pulse Abarth, por exemplo, ainda não conseguiu acertar.

Visualmente, é mais marcante que o Tracker Premier ou o Pulse Abarth. Enquanto os concorrentes apostam em linhas genéricas ou excessivamente robustas, o Nivus mantém o equilíbrio entre esportividade e sofisticação.

Desempenho: o 1.0 turbo ainda faz diferença

Para quem acha que motor 1.0 turbo não empolga, é só dirigir. O 200 TSI do Nivus continua referência: 128 cv e 20,4 kgfm com etanol ou gasolina.

Na prática, isso faz diferença frente ao Tracker Turbo 2025, que ganhou leve atualização mas ainda entrega 116 cv e 16,8 kgfm. 

Já o Pulse Turbo 2025 chega perto com 130 cv, mas perde no torque (20,4 kgfm no Nivus contra 20,4 kgfm no Pulse), porém o câmbio do VW segue mais afinado, entregando melhor resposta nas retomadas.

O escalonamento do câmbio automático de 6 marchas continua uma vantagem frente à concorrência, que muitas vezes prioriza economia em detrimento de agilidade.

Tecnologia de verdade: VW Nivus ganha

O Nivus é o único entre os compactos a trazer piloto automático adaptativo (ACC), frenagem autônoma, painel 100% digital e a central VW Play de 10,1", ainda uma das maiores da categoria, com loja de apps integrada.

Além disso, há itens como ar-condicionado digital, bancos em couro, sensores de luz e chuva, rodas de liga de 17”, volante multifuncional com paddle shifts e 6 airbags de série.

No Tracker, mesmo nas versões topo, o ACC é indisponível, e no Pulse, o pacote ADAS é restrito a versões mais caras, e mesmo assim não é tão completo quanto o do Nivus.

Custo-benefício imbatível

No papel e no uso, o Nivus mantém o custo por km rodado mais competitivo, graças ao motor econômico e ao pacote de revisões gratuitas nas três primeiras manutenções, algo que rivais como Tracker e Pulse não oferecem.

Além disso, a revenda é facilitada pela alta demanda e menor desvalorização frente aos SUVs rivais.

Onde comprar o seu VW Nivus

Um SUV cupê bonito, conectado, econômico e cheio de tecnologia faz toda diferença na garagem, não é?

Agende seu Test Drive na Carbel VW e garanta condições especiais para sair de Nivus 0 km!


Crédito da imagem: Carbel VW

Voltar