VW apresenta OTTO, a primeira IA automotiva nacional criada no Brasil

VW apresenta OTTO, a primeira IA automotiva nacional criada no Brasil

A VW acaba de inaugurar um novo capítulo da mobilidade no país com a apresentação oficial do OTTO, a primeira inteligência artificial automotiva nacional criada no Brasil. 

Desenvolvido pela Volkswagen do Brasil, o recurso chega para oferecer uma experiência inédita de interação entre motorista e veículo, reforçando o protagonismo da marca na transformação digital do setor.

Com um estilo de comunicação natural, respostas rápidas e integração profunda com o carro conectado, o OTTO promete aproximar ainda mais o condutor do ecossistema digital VW. 

A seguir, você confere como essa novidade funciona, para quem está disponível e por que ela representa um marco no mercado automotivo.

OTTO: a nova era da interação entre cliente e carro

Disponível para clientes do Novo VW Tera com plano de carro conectado ativo e dispositivos com sistema Android, o OTTO foi criado para facilitar a rotina ao volante. 

Basta dizer “Fala, OTTO!” para iniciar o diálogo.

Diferente de um assistente virtual comum, ele foi projetado para atuar como um verdadeiro companion, oferecendo:

  • Respostas personalizadas e em linguagem natural

  • Interações contínuas com o motorista

  • Explicações sobre funções do veículo e do manual generativo

  • Recomendações de manutenção

  • Informações sobre rotas, autonomia, clima e serviços próximos

  • Integração completa ao ecossistema digital VW

Esse conceito de companionship reforça a tradição da Volkswagen em criar vínculos reais com seus consumidores, fortalecida ao longo de mais de 70 anos de história no Brasil.

Tecnologia avançada criada no Brasil

O desenvolvimento do OTTO envolveu a equipe VW Tech_, a Accenture Brasil e o time de Design da Volkswagen Américas. 

A IA utiliza uma arquitetura proprietária da VW e combina grandes modelos de linguagem do Google com informações do próprio veículo e de aplicativos conectados.

Isso permite que o sistema:

  • Entenda comandos de voz de forma natural

  • Acesse dados em tempo real do carro

  • Execute tarefas baseadas no contexto de uso

  • Facilite o dia a dia com explicações rápidas e úteis

O resultado é uma experiência fluida, intuitiva e verdadeiramente integrada ao veículo, algo inédito entre montadoras no país.

O histórico de conectividade da VW que levou ao OTTO

A Volkswagen vem ampliando seu ecossistema digital há anos, e o OTTO é a evolução natural dessa jornada.

2020: O início

Com o lançamento do VW Nivus, nasceu também o VW Play, que redefiniu a experiência de usuário no segmento.

2024: A nova geração

O Novo Nivus introduziu o VW Play Connect e o app Meu VW 2.0, trazendo:

  • Internet a bordo

  • Aplicativos nativos

  • Comandos remotos para abrir portas, ativar buzina e pisca-alerta

  • Manuais cognitivos com IA

  • Alertas de manutenção

  • Agendamento de revisões online

  • Acesso facilitado à garantia estendida

2025: Expansão da conectividade

A tecnologia passou a equipar também o Novo T-Cross e o Novo Tera de fábrica. 

A linha 2026 do Novo Taos seguirá o mesmo caminho, ampliando ainda mais a presença de veículos conectados no país.

Volks Club: benefícios exclusivos

Para fortalecer o relacionamento com os clientes, a VW criou o Volks Club, programa de assinatura que oferece:

  • Sem Parar gratuito

  • Voucher de etanol

  • Pontos mensais no Livelo

Tudo pensado para entregar conveniência e reforçar o valor do ecossistema digital da marca.

OTTO: o futuro da mobilidade conectada na VW

Com o lançamento do OTTO, a VW mais uma vez demonstra liderança em inovação, ao unir tecnologia avançada, conveniência e proximidade emocional com os clientes. 

A nova IA automotiva nacional não apenas facilita a vida do motorista, mas também amplia a forma como o carro se comunica com seu condutor.

A Volkswagen reforça, assim, seu papel como protagonista da transformação digital no setor automotivo brasileiro e abre caminho para novas possibilidades no uso de inteligência artificial dentro e fora dos veículos.


Crédito da imagem: VW News

Voltar