Volkswagen revela quatro versões do VW Tera e destaca edição The Town

Volkswagen revela quatro versões do VW Tera e destaca edição The Town

A Volkswagen está pronta para mexer novamente no mercado automotivo brasileiro. E, desta vez, o protagonista é o VW Tera, um SUV compacto que chega para disputar terreno com nomes fortes. 

Mas não é só o modelo em si que chama atenção: são as versões VW Tera que reforçam a estratégia da marca em oferecer opções certeiras para cada tipo de motorista, da simplicidade funcional ao luxo discreto, passando por uma edição especial que conecta música, estilo e exclusividade.

Neste artigo, confira os detalhes de cada versão, motorizações, equipamentos, tecnologias de segurança, conforto e, claro, por que o Tera pode ser o SUV urbano mais comentado de 2025.

Uma nova aposta para a cidade

Antes de falarmos das versões VW Tera, é importante entender onde o Tera se encaixa. Em um segmento aquecido, o dos SUVs compactos, o Tera aposta em algo que a Volkswagen domina: equilíbrio entre robustez, tecnologia e design minimalista.

Ele não pretende ser um aventureiro off-road. Sua missão é clara: ser o SUV urbano ideal para quem circula na cidade, encara viagens curtas e faz isso com eficiência de combustível, tecnologias de segurança de série e aquele toque de status que a marca carrega.

Quatro versões VW Tera: da praticidade ao conforto premium

Quando o assunto é versões VW Tera, a Volks foi certeira: oferecer quatro configurações bem definidas: MPI, TSI, Comfort, High, além de uma cereja do bolo: a edição Outfit The Town, que adiciona ainda mais personalidade ao SUV.

Vamos detalhar cada uma.

VW Tera MPI: o essencial, sem abrir mão da segurança

A versão MPI do Tera é a porta de entrada para quem quer um SUV Volkswagen, mas sem comprometer o bolso.

  • Motorização:

Vem com o motor 1.0 MPI de três cilindros, que entrega 77 cv com gasolina e 84 cv com etanol, torque de até 10,3 kgfm, sempre ligado a um câmbio manual de cinco marchas. 

É o mesmo conjunto usado em outros modelos de entrada da marca, já conhecido por sua robustez mecânica e manutenção acessível.

  • Segurança:

Mesmo sendo a versão básica, o MPI surpreende: seis airbags, freios ABS com EBD, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, ISOFIX para cadeirinhas, frenagem autônoma de emergência e detector de fadiga, itens que, até pouco tempo, eram luxo nos compactos.

  • Conforto e conveniência:

Ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos, alarme e central multimídia fazem parte do pacote. 

VW Tera 170 TSI: a primeira pitada de esportividade

Subindo um degrau, temos a versão TSI, que incorpora o motor 1.0 Turbo 170 TSI. É aqui que o Tera mostra mais fôlego para quem quer desempenho urbano sem abrir mão da economia.

  • Motorização:

Com 109 cv na gasolina e 116 cv no etanol, o torque de 16,8 kgfm aparece já em rotações baixas (1.750 rpm), garantindo retomadas ágeis. O câmbio é manual de cinco marchas, um convite ao motorista que gosta de sentir o carro na mão.

  • Visual:

A versão TSI agrega detalhes de design: maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rodas de liga leve aro 15”, e um ar mais robusto.

  • Segurança e conforto:

Mantém todos os itens da versão MPI, mas acrescenta mais presença estética e o desempenho mais animado do motor turbo.

VW Tera Comfort: equilíbrio na medida certa

Se o MPI é a base, e o TSI é o primeiro toque de esportividade, a versão Comfort é a síntese entre custo-benefício, equipamentos e tecnologia.

  • Motorização:

Também equipada com o motor 1.0 170 TSI, mas aqui a transmissão já é automática, para quem não quer mais se preocupar com embreagem no trânsito pesado.

  • Diferenciais:

Rodas de liga aro 16”, bancos com tecido de melhor qualidade, ar-condicionado manual, central multimídia mais completa e, claro, o controle adaptativo de velocidade (ACC), item que até pouco tempo era restrito a SUVs de categoria superior.

VW Tera High: o topo de linha com toque premium

A versão High é para quem não abre mão de tecnologia embarcada e acabamento superior.

  • Motorização:

Mantém o conjunto 1.0 170 TSI com câmbio automático.

  • Equipamentos:

Além de tudo que a Comfort já oferece, o High acrescenta ar-condicionado digital, bancos revestidos em material sintético, rodas de liga leve aro 17”, detalhes em vinil no painel e forros de porta. 

O assistente de permanência em faixa é opcional, assim como o pacote ADAS, que inclui assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego.

Edição especial The Town: música, estilo e exclusividade

Agora, a estrela: a edição Outfit The Town. A Volks foi ousada: pegou o VW Tera High, turbinou o visual e aproveitou o patrocínio ao festival de música The Town, que acontece em setembro, no Autódromo de Interlagos.

O que muda?

O pacote Outfit The Town entrega detalhes exclusivos: bancos com revestimento sintético e a marca Outfit bordada no encosto, rodas aro 17” escurecidas, teto e retrovisores pretos, logos Volkswagen também em tom escurecido, criando um visual discreto, mas cheio de personalidade.

Essa versão não é um convite para quem quer sair do óbvio. O selo na coluna “C” do SUV reforça o caráter de série limitada.

Por dentro do Tera: tecnologia para o dia a dia

Independentemente das versões VW Tera, o modelo aposta em oferecer o essencial para o motorista urbano: central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, comandos no volante, painel de instrumentos digital e bom espaço interno, na frente e no banco traseiro.

A ergonomia é típica Volkswagen: simples, intuitiva, e com materiais que, mesmo nas versões de entrada, passam sensação de qualidade acima da média.

Segurança em todas as versões

Um ponto forte do Tera é que todos os modelos contam com seis airbags, frenagem autônoma de emergência, controle de tração e estabilidade, e ISOFIX, itens que não deveriam ser luxo, mas que ainda são raros em SUVs compactos de entrada.

Nas versões mais completas, o pacote ADAS com assistentes de faixa, detector de ponto cego e câmeras 360º reforçam que a segurança é prioridade.

Motor, câmbio e eficiência

O motor 1.0 MPI é o velho guerreiro da Volks: simples, confiável e econômico. Já o 1.0 170 TSI é o queridinho dos motoristas urbanos: torque em baixa rotação, agilidade no trânsito e consumo contido. 

A possibilidade de câmbio manual ou automático deixa o Tera ainda mais flexível para diferentes perfis.

Para quem é o VW Tera?

Primeiro carro? A versão MPI é perfeita. Quer um SUV turbo barato? O TSI entrega. Precisa de conforto e comodidade? A Comfort é o equilíbrio. Quer tudo e mais um pouco? Vai de High. Quer exclusividade e estilo? A Outfit The Town é a sua escolha.

Versões VW Tera unem o básico ao aspiracional

Com o Tera, a Volkswagen mostra que entendeu o consumidor brasileiro. Nem todo mundo quer (ou pode) pagar mais de R$150 mil em um SUV, mas todo mundo quer segurança, conectividade, economia e status.

As versões VW Tera cobrem do essencial ao premium, passando pela exclusividade da série The Town. É o tipo de estratégia que deve colocar o Tera na lista dos SUVs compactos mais vendidos já no primeiro semestre.

E aí? Qual das versões VW Tera é a sua cara?


Crédito da imagem: VW News

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