Volkswagen Golf GTI faz volta mais rápida da história em Nürburgring

Notícias
10/07/2025
Quando se pensa em esportividade acessível, o nome Golf GTI vem automaticamente à mente. Há décadas, esse hatch alemão combina desempenho, dirigibilidade e uma pitada de rebeldia com muita sofisticação.
Mas em 2025, a Volkswagen resolveu fazer mais do que apenas celebrar os 50 anos do modelo: ela decidiu fazer história. E fez. Com o novo Golf GTI Edition 50, a marca estabeleceu um novo recorde no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife.
Prepare-se para conhecer a máquina que fez a pista tremer.
Nürburgring: O campo de provas mais temido do mundo
Antes de falarmos sobre o carro, é preciso entender o palco desse feito. O circuito de Nürburgring Nordschleife, conhecido como "Inferno Verde", é uma das pistas mais desafiadoras do planeta.
Com impressionantes 20,8 km de extensão e mais de 150 curvas, exige precisão, coragem e um carro à altura. Marcar um bom tempo ali é um selo de respeito no universo automotivo. Quebrar um recorde? Um feito para os livros de história.
Nasce uma edição lendária: Golf GTI Edition 50
Criado para homenagear meio século de história do GTI, que será oficialmente celebrado em 2026, o Golf GTI Edition 50 é muito mais do que uma edição comemorativa. Ele é uma síntese da evolução do conceito GTI: potência, equilíbrio e engenharia focada no prazer de dirigir.
E esse pacote ganhou vida com a ajuda do piloto de testes e embaixador da marca, Benny Leuchter, que conduziu o novo Golf à glória máxima.
O recorde: 7:46.13 minutos de pura emoção
No dia 13 de junho de 2025, o mundo conheceu o novo recorde: o Golf GTI Edition 50 cravou uma volta em 7 minutos, 46 segundos e 13 centésimos, tornando-se o Volkswagen de produção mais rápido da história no Nürburgring.
O feito é ainda mais impressionante por dois motivos:
-
O tempo inclui toda a extensão da volta cronometrada, ao contrário dos recordes anteriores da própria Volkswagen.
-
A versão usada no teste é tecnicamente idêntica à que será vendida ao público.
Segundo Leuchter:
“O novo Golf GTI Edition 50 é uma declaração clara da Volkswagen sobre o autêntico conceito GTI – a combinação de potência superior com um chassi extremamente preciso, além de uma tração dianteira mais eficaz do que nunca.”
Engenharia de precisão alemã
O Golf GTI Edition 50 foi afinado para dominar a pista mais exigente do planeta. E isso não se faz apenas com motor potente. O modelo utilizado para o recorde estava equipado com:
-
Pacote de performance exclusivo
-
Suspensão com acerto esportivo
-
Rodas forjadas de 19 polegadas, que reduzem a massa não suspensa
-
Pneus semi-slick Potenza Race da Bridgestone
Essa combinação garante tração, leveza e controle em níveis raramente vistos em um carro com tração dianteira.
Estável, ágil e assustadoramente preciso
Durante os 20,8 km de percurso, o Golf GTI Edition 50 demonstrou controle absoluto, estabilidade e precisão cirúrgica. De acordo com Leuchter:
“Se você pretende realmente ser rápido nesta pista, precisa também compensar as irregularidades dela, além de alcançar velocidades extremas nas curvas. É exatamente isso que o Golf GTI Edition 50 consegue fazer, e com perfeição.”
O carro se manteve estável em todo o traçado, absorvendo imperfeições do asfalto, e permitindo uma pilotagem no limite, com segurança.
Um salto evolutivo: Comparando com os recordes anteriores
Para entender o avanço proporcionado pelo Edition 50, vale lembrar os tempos anteriores:
-
Golf GTI Clubsport S (2016): 7:49.21 (recorde interno da VW)
-
Golf R 20 Years (2022): 7:47.31 (tração integral)
Agora, com o tempo oficial de 7:46.13, o novo Golf GTI Edition 50 não apenas supera todos os GTIs anteriores, como também estabelece uma nova referência para hatches esportivos de produção com tração dianteira.
A volta em números
Modelo |
Tempo de Volta |
Tração |
Observações |
Golf GTI Clubsport S (2016) |
7:49.21 |
Dianteira |
Recorde interno da VW |
Golf R 20 Years (2022) |
7:47.31 |
Integral |
Versão comemorativa de 20 anos |
Golf GTI Edition 50 (2025) |
7:46.13 |
Dianteira |
Novo recorde com versão de rua |
Vale notar que a medição atual incluiu trechos que antes eram desconsiderados. O tempo comparável com os recordes anteriores é ainda menor: 7:41.27.
Um esportivo democrático: GTI para todos
Enquanto o Edition 50 será uma edição especial com produção limitada, a boa notícia é que o Golf GTI regular está prestes a voltar ao Brasil.
Como parte da linha VW Legends, ele chega para dividir os holofotes com o Nivus GTS e o Novo Jetta GLI.
Ou seja: a esportividade está de volta ao catálogo nacional com força total.
O espírito GTI: Meio século de emoção
Lançado pela primeira vez em 1976, o Golf GTI sempre foi um ícone. Um carro que democratizou o prazer de dirigir e mostrou que performance não precisa vir acompanhada de cifras absurdas.
Ao longo de 50 anos, evoluiu em tecnologia, segurança e desempenho, mas sem perder sua essência.
E agora, com o Edition 50, o GTI se reinventa mais uma vez, com o melhor tempo da história da Volkswagen em Nürburgring como testemunho.
Curiosidades Sobre o Golf GTI Edition 50
-
Motor: 2.0 TSI turbinado, com aproximadamente 300 cv.
-
Câmbio: DSG de 7 marchas, com trocas extremamente rápidas.
-
Tração: Dianteira, com diferencial autoblocante eletrônico.
-
Performance: 0 a 100 km/h em cerca de 5,6 segundos.
-
Tecnologia: Suspensão adaptativa, painel digital e sistema multimídia de última geração.
Assista à Volta Recorde
A própria Volkswagen disponibilizou um vídeo teaser com a volta recorde. Se você é apaixonado por carros, prepare-se para arrepiar.
As imagens mostram a fluidez, estabilidade e brutalidade controlada do Edition 50, costurando curvas e devorando retas.
Assista ao vídeo oficial no canal da Volkswagen
Um ícone que não para de evoluir
O Golf GTI Edition 50 é um marco. Um símbolo de como tradição e inovação podem andar lado a lado. Com esse novo recorde em Nürburgring, a Volkswagen mostra ao mundo que o GTI continua vivo, mais rápido, mais preciso e mais apaixonante do que nunca.
Se você já amava o Golf GTI, agora tem mais um motivo. E se nunca dirigiu um, talvez esse seja o momento de olhar para ele com outros olhos. Afinal, nem todo hatch é capaz de conquistar o Inferno Verde.
Crédito da imagem: VW News