Volkswagen Golf GTI faz volta mais rápida da história em Nürburgring

Volkswagen Golf GTI faz volta mais rápida da história em Nürburgring

Quando se pensa em esportividade acessível, o nome Golf GTI vem automaticamente à mente. Há décadas, esse hatch alemão combina desempenho, dirigibilidade e uma pitada de rebeldia com muita sofisticação. 

Mas em 2025, a Volkswagen resolveu fazer mais do que apenas celebrar os 50 anos do modelo: ela decidiu fazer história. E fez. Com o novo Golf GTI Edition 50, a marca estabeleceu um novo recorde no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife. 

Prepare-se para conhecer a máquina que fez a pista tremer.

Nürburgring: O campo de provas mais temido do mundo

Antes de falarmos sobre o carro, é preciso entender o palco desse feito. O circuito de Nürburgring Nordschleife, conhecido como "Inferno Verde", é uma das pistas mais desafiadoras do planeta. 

Com impressionantes 20,8 km de extensão e mais de 150 curvas, exige precisão, coragem e um carro à altura. Marcar um bom tempo ali é um selo de respeito no universo automotivo. Quebrar um recorde? Um feito para os livros de história.

Nasce uma edição lendária: Golf GTI Edition 50

Criado para homenagear meio século de história do GTI,  que será oficialmente celebrado em 2026, o Golf GTI Edition 50 é muito mais do que uma edição comemorativa. Ele é uma síntese da evolução do conceito GTI: potência, equilíbrio e engenharia focada no prazer de dirigir.

E esse pacote ganhou vida com a ajuda do piloto de testes e embaixador da marca, Benny Leuchter, que conduziu o novo Golf à glória máxima.

O recorde: 7:46.13 minutos de pura emoção

No dia 13 de junho de 2025, o mundo conheceu o novo recorde: o Golf GTI Edition 50 cravou uma volta em 7 minutos, 46 segundos e 13 centésimos, tornando-se o Volkswagen de produção mais rápido da história no Nürburgring.

O feito é ainda mais impressionante por dois motivos:

  • O tempo inclui toda a extensão da volta cronometrada, ao contrário dos recordes anteriores da própria Volkswagen.

  • A versão usada no teste é tecnicamente idêntica à que será vendida ao público.

Segundo Leuchter:

“O novo Golf GTI Edition 50 é uma declaração clara da Volkswagen sobre o autêntico conceito GTI – a combinação de potência superior com um chassi extremamente preciso, além de uma tração dianteira mais eficaz do que nunca.”

Engenharia de precisão alemã

O Golf GTI Edition 50 foi afinado para dominar a pista mais exigente do planeta. E isso não se faz apenas com motor potente. O modelo utilizado para o recorde estava equipado com:

  • Pacote de performance exclusivo

  • Suspensão com acerto esportivo

  • Rodas forjadas de 19 polegadas, que reduzem a massa não suspensa

  • Pneus semi-slick Potenza Race da Bridgestone

Essa combinação garante tração, leveza e controle em níveis raramente vistos em um carro com tração dianteira.

Estável, ágil e assustadoramente preciso

Durante os 20,8 km de percurso, o Golf GTI Edition 50 demonstrou controle absoluto, estabilidade e precisão cirúrgica. De acordo com Leuchter:

“Se você pretende realmente ser rápido nesta pista, precisa também compensar as irregularidades dela, além de alcançar velocidades extremas nas curvas. É exatamente isso que o Golf GTI Edition 50 consegue fazer, e com perfeição.”

O carro se manteve estável em todo o traçado, absorvendo imperfeições do asfalto, e permitindo uma pilotagem no limite, com segurança.

Um salto evolutivo: Comparando com os recordes anteriores

Para entender o avanço proporcionado pelo Edition 50, vale lembrar os tempos anteriores:

  • Golf GTI Clubsport S (2016): 7:49.21 (recorde interno da VW)

  • Golf R 20 Years (2022): 7:47.31 (tração integral)

Agora, com o tempo oficial de 7:46.13, o novo Golf GTI Edition 50 não apenas supera todos os GTIs anteriores, como também estabelece uma nova referência para hatches esportivos de produção com tração dianteira.

A volta em números


Modelo

Tempo de Volta

Tração

Observações

Golf GTI Clubsport S (2016)

7:49.21

Dianteira

Recorde interno da VW

Golf R 20 Years (2022)

7:47.31

Integral

Versão comemorativa de 20 anos

Golf GTI Edition 50 (2025)

7:46.13

Dianteira

Novo recorde com versão de rua


Vale notar que a medição atual incluiu trechos que antes eram desconsiderados. O tempo comparável com os recordes anteriores é ainda menor: 7:41.27.

Um esportivo democrático: GTI para todos

Enquanto o Edition 50 será uma edição especial com produção limitada, a boa notícia é que o Golf GTI regular está prestes a voltar ao Brasil.

Como parte da linha VW Legends, ele chega para dividir os holofotes com o Nivus GTS e o Novo Jetta GLI.

Ou seja: a esportividade está de volta ao catálogo nacional com força total.

O espírito GTI: Meio século de emoção

Lançado pela primeira vez em 1976, o Golf GTI sempre foi um ícone. Um carro que democratizou o prazer de dirigir e mostrou que performance não precisa vir acompanhada de cifras absurdas. 

Ao longo de 50 anos, evoluiu em tecnologia, segurança e desempenho, mas sem perder sua essência.

E agora, com o Edition 50, o GTI se reinventa mais uma vez, com o melhor tempo da história da Volkswagen em Nürburgring como testemunho.

Curiosidades Sobre o Golf GTI Edition 50

  • Motor: 2.0 TSI turbinado, com aproximadamente 300 cv.

  • Câmbio: DSG de 7 marchas, com trocas extremamente rápidas.

  • Tração: Dianteira, com diferencial autoblocante eletrônico.

  • Performance: 0 a 100 km/h em cerca de 5,6 segundos.

  • Tecnologia: Suspensão adaptativa, painel digital e sistema multimídia de última geração.

Assista à Volta Recorde

A própria Volkswagen disponibilizou um vídeo teaser com a volta recorde. Se você é apaixonado por carros, prepare-se para arrepiar. 

As imagens mostram a fluidez, estabilidade e brutalidade controlada do Edition 50, costurando curvas e devorando retas.

Assista ao vídeo oficial no canal da Volkswagen

Um ícone que não para de evoluir

O Golf GTI Edition 50 é um marco. Um símbolo de como tradição e inovação podem andar lado a lado. Com esse novo recorde em Nürburgring, a Volkswagen mostra ao mundo que o GTI continua vivo, mais rápido, mais preciso e mais apaixonante do que nunca.

Se você já amava o Golf GTI, agora tem mais um motivo. E se nunca dirigiu um, talvez esse seja o momento de olhar para ele com outros olhos. Afinal, nem todo hatch é capaz de conquistar o Inferno Verde.


Crédito da imagem: VW News

Voltar