Renave: tudo o que você precisa saber sobre o novo sistema
Noticias
04/03/2022
Com objetivo de simplificar, baratear e desburocratizar o serviço de transferência de veículos, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou, em 2021, o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave).
Ligado ao Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), o Renave irá substituir o livro de registro de entrada e saída de veículos novos e usados dos estabelecimentos.
Na hora da compra, o sistema proporcionará agilidade para os consumidores finais, que poderão sair da loja com a documentação do automóvel em mãos.
Já para o revendedor, além de diminuir custos operacionais, proporciona melhor controle de estoque, como as transferências e movimentações de veículos entre lojistas.
Como aderir ao renave?
Para ter acesso ao sistema RENAVE, concessionária ou revenda devem cadastrar-se via CONTRAN. Vale lembrar que o usuário precisa ter certificado digital e-CNPJ.
Depois do cadastramento, a empresa terá os sistemas integrados às bases do Detran e da Receita Federal do Brasil.
Quais os custos para aderir ao Renave?
A simplificação e a agilidade do sistema reduzirá o tempo de todo processo de transferência junto ao Detran. O que antes demorava 2 semanas, agora o documento ficará pronto em nome do comprador em até 2 dias, podendo, em muitos casos, ser transferido no mesmo dia.
Para o lojista, em alguns estados, não haverá mais necessidade de Reconhecimento Firma por parte do comprador, nem comunicado de venda.
Com isso, a transferência de propriedade ocorre com muito mais rapidez e o veículo fica disponível mais rápido para a venda e sem custos.
Mais segurança: Renave impede fraudes por clonagem de veículos novos
Uma nova funcionalidade do Renave vai aumentar a segurança na venda de veículos zero quilômetro no Brasil.
Com o Renave 0 KM, iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério da Infraestrutura em parceria com o Serpro, todo carro novo sairá do estoque da loja para o comprador pelo sistema.
Para as montadoras, não haverá mudanças. Um veículo acabado, com faturamento para um concessionário, será identificado como um veículo Renave 0 KM. Com a implantação do Renave 0 KM, os veículos novos vendidos vão precisar cumprir o processo de registro no novo sistema.
O sistema ampliará o escopo de transformação digital no país e será obrigatório para todos os revendedores de veículos zero quilômetro.
Para aderir ao sistema, as concessionárias devem fazer um cadastro no site e o processo é simples e rápido, e a adesão é gratuita.
Funciona assim: a concessionária deverá informar eletronicamente, na saída de estoque, o número da nota fiscal e do documento de pessoa física ou jurídica do comprador, para evitar fraudes. Sem essas informações, o automóvel não poderá ser registrado no Detran.
Assim, o Renave proporcionará ganhos substanciais em segurança, inteligência automobilística, eficiência operacional e logística.
Quando um consumidor adquirir um veículo zero quilômetro, ele receberá, além da nota fiscal, a Autorização para Transferência de Veículo Eletrônica (ATPV-e), emitida na saída da concessionária.
Somente de posse da ATPV-e será possível o emplacamento do veículo. A única exceção é para carros com venda direta das montadoras ou com encarroçamento posterior. Para esses veículos, a implantação acontecerá ao longo do ano de 2022.
Como vimos, o Renave vai trazer mais segurança para o consumidor. Como todo processo é online, quem adquirir um veículo já sai com a propriedade em seu nome.
Já escolheu o seu novo carro que saíra da concessionária já em seu nome? Aqui na Carbel VW oferecemos as melhores condições de financiamento para você sair de Volkswagen 0km!
Acesse nosso site e conheça as nossas ofertas em veículos 0km da VW.