Martelinho de ouro: o que é, como funciona e quando vale a pena

Martelinho de ouro: o que é, como funciona e quando vale a pena

Você sabe o que é martelinho de ouro? O termo é muito conhecido no mercado de reparação automotiva, mas, ainda assim, costuma ser motivo de curiosidade para muitas pessoas. 

A verdade é que a maioria dos motoristas se depara com esse tipo de serviço quando precisa restaurar alguma avaria na lataria do veículo.  

Mas, como descobrir se o problema pode ser resolvido com essa técnica e também se realmente ela vale a pena?

Neste post vamos contar as principais informações que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?

O que é martelinho de ouro?

O martelinho de ouro é uma técnica de funilaria que recupera o amassado do seu veículo de forma ágil. Isso porque ela dispensa a remoção e a repintura da parte danificada, tornando o procedimento mais rápido e barato.

Nesse método, o reparo é feito de forma praticamente artesanal. Dessa maneira, a qualidade do resultado final dependerá bastante da habilidade e da experiência do profissional que o executa.

Por isso, o ideal é procurar uma oficina de confiança quando precisar aplicar o martelinho de ouro no seu carro.

Quais as vantagens do martelinho de ouro?

Esse serviço de reparo exige paciência e concentração, mas, também, atrai a atenção de diversos clientes devido à rapidez do reparo e do baixo custo comparado a outros serviços prestados em uma oficina. 

Enquanto um serviço de pintura e chapeação leva aproximadamente três dias para deixar o veículo pronto, o martelinho de ouro entrega o automóvel reparado em cerca de 1 hora. 

É bom entender, no entanto, que essa diferença de tempo também tem a ver com o que o serviço demanda. 

Nem sempre você precisará escolher o martelinho de ouro ou a pintura. Porém, em alguns casos, pode ser necessário fazer os dois.

Um ponto positivo para esse serviço é que o reparo aos danos presentes no veículo não danifica sua pintura e textura originais, nem implica na necessidade de troca da lataria.

Em que situações o martelinho de ouro não se aplica?

No geral, a técnica é mais indicada para pequenos locais amassados. Estragos maiores também podem ser eliminados com o martelinho de ouro, porém, nem sempre essa será a melhor opção.

Carros que sofreram batidas e tiveram sua pintura danificada precisarão, além de desamassar, de um serviço de funilaria e pintura. Outro exemplo claro é quando a lataria precisa ser completamente substituída.

Quando vale a pena usar o martelinho de ouro?

Geralmente, quem recorre à técnica do martelinho de ouro são proprietários ou revendedores de veículos com o objetivo de restaurá-los à sua aparência original e, em muitos casos, para valorizá-los no momento da venda. 

Mas, afinal, quando realmente vale a pena utilizar o martelinho de ouro?

Pode parecer óbvio, mas caso você possa contar com a opinião de um profissional de confiança sobre o seu caso, é ainda melhor. Porém, existem alguns pontos a serem observados para se chegar a essa resposta.

O primeiro e principal ponto, é verificar se no local do amassado houve algum estrago na pintura, seja uma rachadura ou qualquer prejuízo aparente nesse sentido. 

Nos casos em que a pintura foi danificada, a indicação é contratar diretamente os serviços de funilaria e pintura, não mais o martelinho de ouro.

A partir desse ponto, em situações mais complexas deve-se desconsiderar essa técnica, pois existe um risco alto de não alcançar bons resultados. 

Portanto, não são indicados para a técnica do martelinho de ouro os casos que necessitam dos trabalhos de funilaria e pintura e, também, a troca da lataria.

Normalmente, todas as circunstâncias que envolvem pequenos amassados, sem prejuízos à pintura, são passíveis de serem plenamente resolvidos com a técnica do martelinho de ouro.

E lembre-se: prefira sempre levar o seu carro em uma oficina especializada da montadora do seu veículo.

O seu Volkswagen precisa de reparos? Confira tudo que a assistência técnica da Carbel pode fazer pelo seu VW.

Voltar