image popup mes do consumidor

Consulte condições.

image pop fraude
image pop octboer
Obrigado, não quero negociar

Faça sua cotação

Preencha o formulário abaixo:
imagem topo
Obrigado, não quero negociar

Solicitar agendamento

Blog

Lançamentos, reviews. tudo sobre a marca.

Carro parado há muito tempo? Veja como cuidar do seu automóvel pouco usado

09/09/2021 EM Dicas
imagem destaque post

Mudanças na sua rotina podem refletir no uso do automóvel, e carro parado há muito tempo pode trazer algumas consequências. Por isso, alguns cuidados básicos podem ajudar a evitar que um automóvel pouco usado gere problemas.

Geralmente temos a ideia de que carro que é muito utilizado precisa de mais cuidados devido ao desgaste de seus componentes pelo uso frequente. Mas isso é um mito.

O carro parado há muito tempo também pode se desgastar e algumas peças podem perder sua eficiência nessas condições. Além disso, a manutenção realizada nos automóveis pouco usados também é diferente.

Mas calma, vamos te explicar tudo.


Por que fazer manutenção em um carro parado há muito tempo

Como dissemos, ao contrário do senso comum, um carro parado há muito tempo não vai, necessariamente, “durar mais” em comparação ao carro que é usado com frequência.

O pouco uso do automóvel pode diminuir sua vida útil e isso acontece pois muitos materiais e peças continuam sofrendo deterioração. Além disso, quando o motor não é utilizado muito tempo, fica mais difícil para que ele funcione adequadamente quando for necessário.

Os primeiros sinais que indicam que seu carro parado há muito tempo precisa de cuidados começam a aparecer logo no primeiro mês, e caso nada seja feito, a situação pode se agravar.

Para evitar grandes problemas no seu carro e evitar altos gastos com a manutenção, é essencial que você cuide do seu carro parado com frequência. Assim, você garante o bom funcionamento do veículo quando precisar dele. 

Pontos de manutenção em automóvel pouco usado

Abaixo, trouxemos alguns itens que são importantes ficar de olho enquanto o seu carro fica parado.

Bateria

O primeiro item a sentir a ação do tempo e falta de uso, é a bateria. 

Em utilização normal, a bateria dura em média de 2 a 3 anos, quando o carro fica parado por muito tempo, esse tempo pode reduzir para 1 ano. É um curto prazo de tempo e um valor alto para arcar com algo da noite para o dia.

Além disso, quando a bateria acaba, é impossível conseguir dar partida no motor do veículo. Imagina se você precisar dele para uma emergência?

A bateria de carros parados é consumida pois os veículos possuem fontes consumidoras de energia mesmo sem uso, como o alarme, luzes de alerta e sistemas eletrônicos que ficam em stand-by.

Neste caso, se você não for utilizar o carro por um longo período, de 10 a 30 dias, por exemplo, o ideal é que você desligue o cabo negativo da bateria. Isso vai garantir o aumento de vida útil do componente e evitar o consumo dos sistemas eletrônicos.

Apenas dê uma olhada no manual do fabricante do seu veículo, pois alguns modelos possuem programação integrada ao sistema eletrônico e o desligamento do cabo não é recomendado.

Evitar que o seu veículo  fique exposto ao sol e calor, também pode ajudar no aumento de vida útil da bateria. Quanto menos exposto ao sol, menor será a velocidade de reação de descarga da bateria. 

Combustível

Sabia que combustível tem prazo de validade? As características químicas permanecem sem alterações durante um tempo, mas, com o passar do tempo, a gasolina começa a perder qualidade.

Depois desse período, a gasolina começa a gerar impurezas e resíduos que sujam e entopem o filtro de combustível. Dessa forma, com o carro parado há muito tempo, os bicos injetores no motor podem sofrer danos.

Para evitar esse problema, é indicado que você abasteça o seu veículo com a quantidade suficiente a ser consumida entre o prazo de 7 a 15 dias. 

Além disso, é importante que você ligue o seu carro pelo menos uma vez por semana, por aproximadamente 20 minutos, em um local externo ou bem arejado, para evitar risco de envenenamento pelos gases do escapamento.

Pneus

Os pneus são um componente importante para a locomoção do veículo e sua segurança. Quando o carro fica parado muito tempo na mesma posição, os pneus perdem a pressão e se deformam. 

Por isso, é importante que você verifique com frequência a pressão do pneu e seu estado geral.

Mantenha sempre os pneus calibrados conforme orientação do fabricante antes de deixá-lo parado por muito tempo.

Também é importante que você utilize o veículo pelo menos uma vez por semana, para não deformar o pneu. 

Fluidos

Um componente bastante favorecido com uma voltinha por semana é o óleo do motor. A locomoção do veículo e as altas temperaturas atingidas pelo motor ajudam na contenção da degradação do óleo.

O óleo do motor é essencial para protegê-lo do atrito entre outras peças móveis, além de manter a temperatura ideal de funcionamento.

Por isso, verifique periodicamente o óleo do motor mesmo que o carro esteja parado há muito tempo. Carros antigos precisam de uma atenção maior e a manutenção mais frequente.

Já os fluidos de freios, do sistema de acionamento hidráulico, podem sofrer alterações devido a absorção de água através da umidade do ambiente. Por isso, verifique o correto funcionamento dos freios e a validade do óleo.

Correias

As correias se desgastam naturalmente com o tempo, com o carro parado, elas podem ficar ressecadas e mais frágeis. Por isso, sempre dê uma olhada nas correias que fazem parte do sistema de sincronismo do motor, elas devem estar sempre bem conservadas.

Filtros

Os filtros servem para deixar os sistemas limpos e melhorar o funcionamento ao longo do tempo. 

O filtro de ar, por exemplo, impede o acúmulo de sujeira no motor, o de combustível evita entupimentos e o filtro de óleo facilita a lubrificação. 

Todos os filtros são indispensáveis para o bom funcionamento e aumento de vida útil do seu veículo, quando realizadas as manutenções frequentes, como a limpeza adequada dos filtros para prevenir danos e evitar a sua substituição prematura.


Manter a manutenção preventiva do seu veículo é importante em qualquer ocasião, mesmo que você o utilize com frequência. Mas é importante dar ainda mais atenção ao carro parado há muito tempo.

Dessa forma, você garante que o seu automóvel esteja sempre em boas condições para te atender quando precisar, evitando grandes danos e altos gastos com a manutenção.

Procure sempre fazer a revisão do seu carro periodicamente, conforme indicação do fabricante.